post-image

Anime-se

QUEBRA GELO: Em uma sala ampla, primeiramente as crianças irão formar duplas com colegas que sentem afinidade, depois ficarão uma de frente para outra. Peça os participantes que feche os olhos e se realmente confiam na pessoa que está atrás, ela irá se jogar para que a outra segure. Tios e tias sugiro que auxiliem atrás. Conclua dizendo que isso é não perder a fé, uma das formas de ter bom ânimo, e ver que Deus sempre vai estar lá, nos escorando para não cairmos.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR: “Tão somente esforça-te e sê muito corajoso (Josué 1:7a)

Paz meus amores, chegamos ao último mês do ano e que ANO!
Ano onde nos esforçamos, ano de crescimento, ano de muito aprendizado, um ano que vivemos pra glória de Deus.
O Tema do mês é Anime-se!
E você ainda tem gás pra gastar nesse mês? Espero que sim, mas se não tem, Deus pode renovar seu vigor nesse momento.
Você crê?
Olhar pra trás e ver como Deus cuidou e cuida de nós nos enche de gratidão, mas olhar pra frente e pensar em tudo que vamos viver nele nos enche de esperança e ânimo, não é verdade?
A história de hoje é sobre Josué, você já ouviu falar dele quando as muralhas de Jericó caíram, ou como amigo e sucessor de Moises, mas como isso aconteceu, você sabe?
Josué precisou de muita coragem, porque o que Deus queria realizar na sua vida, só sendo corajoso e ousado.
Tenho uma pergunta...
Como você se sentiria se fosse chamado para substituir um dos nossos Pastores?
Você acredita que teria condições de assumir tão grande responsabilidade, pastorear uma igreja?
Então foi exatamente assim que aconteceu com Josué, Deus deu a ele a honra e a responsabilidade de ser o sucessor de Moisés, dizendo a ele, tenha Bom ânimo, seja forte e corajoso pois eu estarei com você.
Mas o que é ter bom ânimo?
Significa ter esperança, não desanimar, não perder a fé.
Basicamente Josué ouviu do próprio Deus o que era mais importante,
EU ESTOU COM VOCÊ!
Mais então a gente pode pensar como as canções ministram aos nossos corações, não há o que temer se Cristo está comigo, mas Deus sabia que o que eles veriam e passariam, os deixariam com medo.
Por isso ele enfatizou para terem bom ânimo e coragem e ressaltou o tempo todo que estaria com eles sempre.
A bíblia diz que Josué mandou uma comitiva para espiar a tão sonhada terra, Canaã, a terra que Deus prometeu dar a eles, e voltaram de lá com muito medo, pois apesar da terra ser maravilhosa, fértil, tinha gigantes.
E com a gente nos dias de hoje não é diferente, passamos por situações que nos deram medo, uma das foi o Covid, Ebóla, Gripe suína, mutações de vírus, ciclones, Atentados, Guerras, terremotos tantas e tantas notícias, mas em todo tempo também podemos ouvir a voz do Senhor, não tenham medo, eu estou com você!
Apegamos-nos a uma verdade que Jesus nos deixou em sua palavra: Eis que estou convosco TODOS os dias até a consumação dos séculos. (Mateus 18:20).

Ele está conosco, mesmo quando tudo vai bem ou vai mal, ele está conosco ele tem cuidado de nós. Só ele pode me guardar, me dar proteção, me guiar, nele nós temos um futuro abençoado. Tudo vem dele.
Uma das suas expressões preferidas de Jesus era: ”Tende bom ânimo”.
Palavra grega „tharseo‟ significa tomar coragem, não ter medo.
Poderemos então ver 2 momentos na bíblia que Jesus nos diz para termos bom ânimo.

1- A PRIMEIRA VEZ....
A primeira vez que Jesus usou esta expressão foi na cidade de Cafarnaum. (Marcos 2:11 e 12)
Ele estava falando a um auditório numa casa quando ouviu um barulho vindo lá de cima. Logo uma pequena abertura apareceu, e ele viu quatro amigos tirando as telhas para aumentar a abertura. Finalmente, quando a abertura estava bem grande, ele os viu descer um jovem numa maca diante dos olhos espantados de todos.
E qual foi a primeira coisa que o Jesus disse ao menino paralítico? Ele disse: “Tem ânimo, filho.” Era apenas uma breve palavra de encorajamento, mas que recuperou um espírito abatido numa hora de grande necessidade.

2- UM SEGUNDO MOMENTO.
“Tenho vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” (João
16:33).
Jesus disse essas palavras quando partilhava a última ceia com seus discípulos, ele prestes a se entregar por todos nós na cruz do calvário, não omitiu sobre os muitos problemas que os discípulos enfrentariam, ele veio e nos mostrou como podemos ser constantes e perseverarmos em todo tempo, ele veio ser o nosso grande modelo de fé, amor e obediência.

CONCLUSÃO: Sabe meus amores, o nosso olhar precisa estar fixo em Jesus, pois olhar para as circunstâncias pode nos fazer ter medo e o medo nos impede de avançar, devemos estar com a sua palavra gravada em nossos corações, tenha coragem, esforça-te! Eu estarei com você sempre, diz o Senhor!
Ele não muda, ele é fiel para cumprir TUDO que promete.

Josué foi o sucessor de Moisés, ele conquistou e entrou na terra prometida, viu os muros de Jericó serem derrubados, viu o sol parar, vivenciou muitas coisas maravilhosas em Deus.
Nós também viveremos o Senhor só nos diz: esforça-te e tenha coragem, que eu serei com você!

 

Baixar carta