post-image

O mapa do tesouro

QUEBRA GELO: Sugestão de Brincadeira: Galope Bíblico

PASSAGEM BÍBLICA: Não se aparte da sua boca, o livro desta lei, antes medita nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito. (Josué 1:8)

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Os livros da Bíblia (Diante do Trono).

Essa semana comemoramos o dia de um livro Mega especial, a nossa bússola, o nosso manual, o nosso Mapa do tesouro, este livro do qual falaremos hoje é vem diferente de todos os outros. Na verdade, é mais de um livro, nela estão reunidos 66 livros, divididos entre velho e Novo Testamento.
Estamos falando da? Bíblia Sagrada, claro!
Há muito tempo atrás homens inspirados por Deus reuniram todos esses livros em um só e passaram a usar o nome de Bíblia, quem sabe o eu significa bíblia? Significa LIVROS em Grego.
Tem gente que chama do livro da Capa preta, embora agora podemos ver bíblias de tudo quanto é jeito e tamanho, ou as Escrituras sagradas, mas por uê chamam assim?
Porque ensina sobre Deus, o criador de todas as coisas, tudo que está na bíblia foi inspirado por Deus, alguns livros foram escritos por pessoas que tiveram experiências com Deus (1° Pedro 1:20 e 21) e que escrever para compartilhar os ensinamentos recebidos, e para mostrar quem é Deus, por isso também chamamos a bíblia de palavra de Deus.
Para compreendermos um pouco mais sobre ela, devemos saber que ela está dividida em duas partes, Antigo e Novo testamento, o antigo reúne 39 livros e o novo 27 livros.
Quando falamos que a bíblia é o manual, que tem as regras de fé e prática é o mapa do tesouro que nos ajudará na nossa jornada aqui na terra, rumo ao céu.
A BÍBLIA PODE SER COMPARADA À...

1- LUZ!
O que você faz quando chega em casa e está tudo escuro?
Acende a? LUZ, não é mesmo?
Então consequentemente, onde a luz chega o escuro desaparece. A palavra de Deus ela ilumina a nossa mente, você sabia? Ela nos dá entendimento.
Eu sou a luz do mundo quem me segue não andará em trevas mas terá a luz da vida. João 8:12.
Aceitamos a Jesus, o recebemos pela fé, mas é pela palavra que aprendemos a obedecer e a seguir tudo que ele nos deixou para fazermos.

2- UM ESPELHO!
Para que usamos o espelho? Ele serve pra mostrar como estamos não é mesmo, se o nosso cabelo está penteado direitinho, se o nosso dente não tem feijão, se a roupa ficou bacana....
A palavra de Deus nos mostra como está o nosso coração.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face no espelho. Tiago 1:23.

3- UMA SEMENTE!
Como se faz para ter um pé de cereja no quintal? (Mateus 13-18 ao 23).
A semente precisa ser plantada para a árvore crescer, não é verdade? A palavra de Deus é como essa semente, o nosso coração é a terra, deixe a semente crescer em seu coração.

4- ÁGUA!
A água serve para limpara, lavar, tirar a sujeira, a palavra de Deus é desse jeitinho nos mostra os nossos erros e quando conhecemos o Senhor Jesus, ele pode limpar toda a sujeira do pecado.
Como a corsa suspira por águas, assim a minh`alma suspira por ti oh Deus! (Salmos 42:1).

5- MEL!
Você já teve a oportunidade de chupar um favinho de mel, ou de ganhar uma boa colherada de mel? Hummmmmm....
É tãaaaaaao doce, que delícia!
A palavra de Deus é bem mais doce que o mel.
Oh quão doce são as tuas palavras ao meu paladar mais doces do que o mel a minha boca. Samos 119:103.

CONCLUSÃO: Tudo que eu preciso saber para viver feliz eu encontro na palavra de Deus, se estou cansado, desanimado (SALMOS 34), magoado, Sofrendo, entristecido(Mateus 5:4), se estou com medo (Isaias 41:13), se estou ansioso (Filipenses 4:6), Se estou com raiva (Colossensses 3:12), Confuso (Samos 25 do 4 ao 9) nela há todas as respostas para qualquer questionamento ou dificuldade.
Nela podemos ver o quanto Deus nos ama, o quanto ele é poderoso e tudo que ele faz para ficar pertinho da gente.
Por: Juliana Soares

Baixar carta