post-image

Vivendo a promessa

QUEBRA GELO: Qual foi a viagem mais longa que você já fez?

PASSAGEM BÍBLICA: De ti farei uma grande nação, e te abençoarei e te engrandecerei o nome, se tú uma benção! Gênesis 12.2

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Falar da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas

LOUVOR: Tudo é possível (André Valadão)

Você Já precisou mudar de casa?
Abrão (Pai exaltado) recebeu uma promessa que por ele seriam benditas todas as famílias da terra, sim ele recebeu um chamado de Deus enquanto vivia em Harã com seu pai e sua família, Deus lhe fez uma grande promessa e que pra isso ele teria que fazer uma longa viagem, porém Deus disse que ele precisava sair do meio da sua parentela e ir pra terra que ele lhe mostraria.
 Ele não pensou duas vezes e seguiu os conselhos de Deus. Com 75 anos ele deixou amigos, casa, familiares e partiu com Sarai, Ló seu sobrinho e seus servos.

1- DEUS REQUER DEPENDÊNCIA
A palavra diz que a família de Abrão adorava a muitos deuses, taí uma das explicações porque lá não era um bom lugar para se construir uma nação temente a DEUS, a intenção de Deus era a partir de Abrão, começar uma geração nova, separada, santa, temente a ele, mas cabe lembrar que Abrão era rico (tinha posses, empregados) ele vivia bem com sua família, e se ele não abrisse mão de todo esse conforto e segurança quando Deus lhe fez essa promessa e esse convite? De se deixar ser guiado em tudo pelo pai. Ele confiou de todo coração e foi.
E nós temos acreditado e confiado no pai?

2- A FÉ DE ABRAÃO
Deus prometeu a Abrão que ele seria pai de multidões e como disse lá no início da carta, ele tinha 75 anos e sua esposa era estéril. (Gen. 15).
 Algumas promessas passam pelo teste do tempo, Sara enquanto aguardava (e por duvidar devido a sua idade avançada) resolveu ajudar Deus, criando uma tremenda confusão, dando sua concubina Hagar para gerar um filho (Gen 16), mais não era assim que Deus planejou e ele não precisa da nossa ajuda, ele tem o tempo certo de fazer TUDO acontecer.
Nesse intervalo Deus mudou os nomes deles de Sarai para Sara e Abrão (Pai exaltado) para Abraão (Pai de multidão).
Já imaginou o burburinho naquela cidade, quando a barriga de Sara começou a crescer? Abraão tinha exatamente 100 anos quando Isaque nasceu. (Gen 21).

3- A CONFIANÇA EM DEUS
Depois de receber a promessa com seu filho Isaque um episódio bem conhecido Abraão foi testado pra ver onde estava seu coração, quando Deus pede Isaque. (Gen 22).
Abraão não reclama, confiou e prontamente, obedeceu porquê em seu coração ele sabia que Deus poderia ressuscitar seu filho, Deus não permitiu que nada acontecesse a Isaque, ele apenas queria ver onde estava o coração de Abraão e teve a certeza ver que estava nele, que apesar de todas as bênçãos, riquezas, da popularidade de Abraão, dos filhos Ismael e Isaque, Deus ainda era o primeiro no coração de Abraão.

CONCLUSÃO: Podemos extrair grandes lições desse texto, Deus prometeu e cumpriu na vida de Abraão. Mais disse a ele anda na minha presença, e é o mesmo que ele diz pra nós nesse momento.
Que assim como Abraão podemos encontrar tudo que precisamos em Deus, ele é o nosso pai e tem muita alegria em cuidar da gente.
Tenha fé, crê somente!!!
Converse com sua mãe, seu pai, ouça o que Deus já falou com eles, o que prometeu, ajude sua família a perseverar em oração, fique firme, não duvide que você também viverá a promessa.
Confie em Deus de todo o seu coração, pois ele está sempre com você.

Baixar carta