post-image

Moises e a sarça

QUEBRA GELO: Você tem vergonha de algo? (ex: de falar de Jesus pra alguém? do seu tamanho? que você ainda não sabe ler direto? Etc.). Líder, depois que as crianças responderem, leia o versículo junto com elas, e mostre a elas que Deus pode ajudá-las em tudo: dar coragem para evangelizar; aceitar como ela foi criada, não importa como seja o seu físico, não importa o que os outros falem, ela é especial, porque Deus a criou! Se há coisas que ainda não sabem fazer, como: ler, fazer contas, pintar bem, etc., Deus vai ajudá-las e elas vão conseguir! Líder, depois ore pelas necessidades das crianças, profetize sobre a sua vida: força, coragem e capacitação de Deus!

PASSAGEM BÍBLICA: Êxodo 3:1

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Moisés um dos príncipes do Egito, foi criado pela filha do faraó.
Lembra dele? O bebezinho do cestinho no rio Nilo, guardado por Deus, que teve sua mãe biológica como ama da leite e pode ser ensinado a cerca do Deus verdadeiro, ele sabia que era hebreu; e os hebreus naquele tempo eram escravos no Egito, menos ele. Um dia ele estava andando pelo Egito quando viu um hebreu ser espancado. Ele foi, então, e defendeu o hebreu. Foi pra cima do egípcio e acabou matando o egípcio. Só que alguém tinha visto. No dia seguinte, quando ele viu duas pessoas discutindo, ele foi apascentar a situação, pra briga acabar, mas um dos dois disse – quem você pensa que é? Por acaso vai querer nos matar, como matou o egípcio. Ele ficou assustado e foi se esconder, pois se o faraó soubesse disso, poderia mandar matá-lo.
Pois bem.... Ele fugiu e foi habitar na terra de Midiã, logo viu algumas moças a beira do posso sendo importunadas por Pastores e logo as defendeu, chamando atenção do pai das moças que o convidou para morar com ela, deu sua filha Zípora em casamento, seu sogro Jetro o ensinou tudo a respeito de pastoreio de bodes e ovelhas, Moisés certamente pensou minha vida está ajustada aqui, tinha filho, uma família e se passaram cerca de 40 anos...
Só que durante esse tempo o povo Hebreu continuou clamando a Deus por socorro, pois desejavam ser livres, aquele Faraó morreu e Deus ouviu o gemido do seu povo, Moises nesse dia apascentava as ovelhas como de costume e as levou para trás do deserto, lá no monte Horebe.
E de repente apareceu um anjo do Senhor em uma chama de fogo, ele estava acostumado a ver focos de incêndio por lá, afinal é deserto e chuva é coisa rara de se ver.... Porém quando olhou bem, o mato não se consumia, continuava verdinho e o fogo pegando, consegue imaginar a cara de espanto de Moisés?

1- CERTAMENTE SEREI CONTIGO
Quando Deus falou pra Moisés seus planos, que ele voltaria para o Egito para libertar o povo, Moisés pirou, usou todos os argumentos que tinha, inclusive que não sabia falar direito.
Todos nós nascemos com um propósito, Moisés era libertar o seu povo você, qual é o seu propósito na terra, já descobriu? Já perguntou pra Deus?
Deus certamente vai te direcionar para algo grandioso ao longo da sua vida, assim como Moisés podemos inventar mil desculpas, lembra de Gideão, ele também clamava por socorro pra Deus levantar alguém, e Deus usou ele próprio.
Deus ele não olha a aparência se é forte, ele olha e sonda sempre os nossos corações.
Quando aparecer algo pra você fazer, orar, ler um versículo, cantar um louvor, compartilhar a palavra saiba que Deus vai te capacitar, o espírito santo está com você te dando as palavras corretas pra você usar naquele momento, afastando o nervosismo e usando sua vida como instrumento dele.

2- EU SOU O QUE SOU
Uma das perguntas que Moisés fez foi....
E quando o povo me perguntar quem me enviou eu digo o que Senhor?
Diga: o Eu sou, me enviou! (Ex 3:14).
Já parou pra pensar no por que Deus diz eu sou, ou eu sou o que sou?
Se acompanharmos toda a história ao longo texto podemos confirmar que ele é, ele tem tudo que a gente precisa.
Eu sou a água no deserto, eu sou a vida, eu sou o socorro, eu sou a alegria, eu sou a paz, eu sou a Cura, eu sou o milagre, eu sou a fonte inesgotável, eu sou o que você precisar... EU SOU!!!

3- DEUS SEMPRE VAI ENVIAR SUPORTE
Moisés se preocupou ele já tinha uns 80 anos quando recebeu esse direcionamento galera, e pra dar ajudar a motivar Deus disse pra ele levar seu irmão Arão com ele.
Mais o que são 80 anos para um Deus que fez Abraão pai com 100? Nada, né?! O Deus que dá o direcionamento dá o vigor, o Deus que nos permite sonhar, também nos dá a provisão pra realizarmos.
Deus é muito poderoso e seus pensamentos ao nosso respeito são lindos, quem diria que Moises voltaria para libertar seu povo, você imaginava esse desfecho?
Moises viveu muitas aventuras com Deus, ele viu cajado virar serpente, tocou na rocha e jorrou água, viu o mar se abrir literalmente, foi um amigo íntimo de Deus, viu cair do céu pão e carne, viu Deus (sua glória) passar rapidinho pela fenda da rocha.
Valeu a pena o sim, né?
E aí agora todos nós vamos responder Eis me aqui para o chamado de Deus, né?

CONCLUSÃO: Moisés estava com medo, achava que não iria conseguir, mas o Senhor prometeu estar com ele. Saiba que o Senhor também está com você, hoje! Não tenha medo, não tenha vergonha de nada. Você não é um “coitadinho”, você é filho de Deus! O Senhor te dá coragem, te dá força, te ajuda em tudo o que você precisa!

Baixar carta