post-image

Sou filho

QUEBRA GELO: Você já teve vontade de sair de casa?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 15

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: PRA ONDE EU IREI? (Morada)

Então Jesus contou a parábola do ―Filho Pródigo‖: Um homem tinha dois filhos. Certo dia o mais moço disse ao pai: ―Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.‖ E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.
O rapaz já havia gastado tudo, e começou a passar necessidade. Então procurou um dos moradores daquela cidade e este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Alí, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele pensou: ―Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para a
casa do meu pai e dizer: 'Pai, pequei contra Deus e contra o senhor, me aceite como um dos seus trabalhadores.‖
Então saiu dali e voltou para a casa do pai. —Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou. E o filho disse: ―Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!‖
Mas o pai ordenou aos empregados: ―Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.‖ E começaram a festa.
Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança. Então chamou um empregado e perguntou: ―O que é que está acontecendo?‖ O empregado respondeu: ―O seu irmão voltou para casa vivo e com saúde. Por isso o seu pai mandou matar o bezerro gordo.‖
O filho mais velho ficou zangado e não quis entrar. Então o pai veio para fora e insistiu com ele para que entrasse. Mas ele respondeu: ―Faz tantos anos que trabalho como um escravo para o senhor e nunca desobedeci a uma ordem sua. Mesmo assim o senhor nunca me deu nem ao menos um cabrito para eu fazer uma festa com os meus amigos. Porém esse seu filho desperdiçou tudo o que era do senhor, gastando dinheiro com mulheres. E agora ele volta, e o senhor manda matar o bezerro gordo?
Então o pai respondeu: ―Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas era preciso fazer esta festa para mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.‖

1- AS NOSSAS ESCOLHAS GERAM CONSEQUÊNCIAS.
Aquele rapaz achou que a vida estava monótona, sem aventura e que ele estava perdendo tempo naquela fazenda ao lado do seu pai, que o deixou escolher, nós também temos livre arbítrio e podemos escolher. Temos um exemplo de dois irmãos Hofni e Finéias (1 Samuel 2:12) eles eram filhos do Profeta Eli e viveram no mesmo tempo de Samuel, tinham tudo pra serem grandes homens mais escolheram as práticas erradas dentro do templo, escolheram estar longe de tudo que o pai terreno lhes ensinou, sem nenhum arrependimento, o final não foi nada legal.
A Bíblia nos orienta que aquele que honra pai e mãe tem seus dias prolongados. (êxodo 20:12). Certamente Hofni e Fineias não ouviram seu pai Eli, seus conselhos, suas repreensões que eram para o bem deles e o resultado foi desastroso a morte, Estamos falando ainda do pai terreno, tá? E o pai do céu? Esse texto faz alusão a ele, vamos dissertar um pouquinho?

2 - FILHO OU SERVO?
Perceberam que o irmão mais velho não ficou nem um pouco comovido com esse amor? Ele parecia bastante enciumado pela fala dele, não acham?
Quer ver um outro exemplo... Quando a mulher invade a casa de Simão (Lucas 7:36) e se prosta aos pés de Jesus, chora, lava seus pés com suas lágrimas e enxuga com os cabelos, porquê alí ela entendeu todo amor, perdão e salvação que ela recebeu por meio de Jesus. Os fariseus que ali estavam acharam aquilo um absurdo, Jesus permitir algo tão íntimo que ela se achegasse desse jeito, mais porquê aquele irmão reagiu assim? Você gostaria de opinar? O pai sempre o tratou como filho, mais ele só se via como servo, o pai nunca proibiu dele festejar com os amigos na sua fazenda, afinal tudo era deles, mais ele não se via como filho. Sério isso né?
Mesmo com seus erros e acertos você que aceitou a Jesus é filho de Deus, um filho muito amado por sinal, comprado por alto preço. O sangue precioso de Jesus. (Efésios 1:5) E, em seu amor, nos predestinou a sermos filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade.
O servo é aceito pelas suas habilidades, o filho é aceito por causa do seu relacionamento pessoal com o pai.
E você é filho ou Servo?

3 - O AMOR QUE LIBERTA.
O filho quis viver tudo isso porque se achava escravo, preso naquelas terras, não podendo viver a vida. Outro engano, mal sabia ele que desde o pecado de Adão estávamos mortos em nossos delitos e pecados, separados de Deus e escravos, sem direito a nada. Mas Deus enviou Jesus para nos resgatar, nos libertar e nos reconectar com o pai. Agora sim podemos dizer que somos livres enfim!!!!

CONCLUSÃO: Tudo que o pai tem é nosso, mas para desfrutarmos precisamos ser realmente seus filhos, por mais doido que seja o que vou dizer agora o mais novo entendia isso, porém o mais velho não.
Aquele irmão mais velho vivia na casa como servo e não como filho, servimos a Deus não por medo de ir para o inferno, mais porque entendemos que não existe vida longe do pai. Eu amo ser filho e você?

Baixar carta