post-image

Deus me conhece

QUEBRA GELO: Você já conheceu uma pessoa bonita, que parecia legal, mas que não tinha boas atitudes?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Esconde/ Esconde (Diante do Trono Kids).

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR: 1º Samuel 16:7

Paz galerinha linda! Tudo bem com vocês?
Hoje nós vamos dar um passeio lá na história de Davi, ele que escreveu muitos salmos maravilhosos e tem muitas histórias que ao longo do ano vamos conhecer e sermos muito ministrados por cada uma delas.
Mas a História de hoje começa falando do rei que o antecedeu, que no caso foi o rei Saul, ele foi o primeiro rei de Israel, o problemão é que
ele não obedecia a Deus, então Deus falou ao Profeta que ele não poderia mais ser rei e naquele tempo você sabe né? Os profetas que davam o recado que Deus mandava para o povo.
O Senhor disse ao Profeta Samuel até quando você vai ficar com pena de Saul? Eu quero que você vá à casa de Jessé, pois eu escolhi um
dos filhos dele para ser o novo rei. Simples assim!
Samuel ficou espantado porquê ele pensou se Saul souber disso vai me matar, porém obedeceu a voz de Deus e lá foi ele pra Belém.

1- DEUS VÊ MEU CORAÇÃO
Samuel por mais que tivesse uma boa intenção em seu coração, quando Deus falou que ele ungiria um novo rei, os olhos dele logo miraram os filhos mais fortes de Jessé.
Um deles era Eliabe assim que Samuel pôs os olhos nesse pensou é esse que Deus escolheu. Podemos ser enganados por palavras bonitas, mas que podem não ser sinceras, só Deus sabe a real intenção do coração do outro. Às vezes podemos julgar pela aparência também, como Samuel pensou.
Eliabe era forte, bonitão e se mostrava na presença de Deus, mais era pura aparência, Deus o havia rejeitado, e disse a Samuel eu não vejo como o homem vê eles olham a aparência e eu o coração.

2- NÃO TENHO COMO ESCONDER
Podemos usar palavras bonitas, roupas bonitas, sermos educados, gentis, devemos ser, mas acima de tudo devemos fazer isso com verdade e sinceridade em nosso coração.
Pois podemos comprovar nos Salmos 139 que Deus nos conhece muito antes da palavra chegar a nossa boca, ele já sabe, ele me vê por dentro, conhece a real intenção do meu coração se é boa ou má.
Os filhos de Jessé certamente tentaram ser eloquentes, usar todo o seu carisma, mostrarem seus dotes, como eram fortes, inteligentes, rápidos, e Samuel já estava preocupado, pois Jessé tinha muitos filhos e nenhum daqueles que Jessé trazia Deus confirmava que seria o rei.
Num dado momento Samuel pergunta, acabaram os filhos? Não é possível!!!
Aí Jessé lembra, Ahhhhhhh.... é! Tem um, o meu caçula ele está no pasto cuidando das ovelhas o nome dele é Davi.
Sabe galerinha, não era a intenção de Jessé esconder Davi, ele até se esqueceu dele, escondê-lo creio que não, mas nada foge aos olhos do nosso Deus. Jessé esqueceu, mais Deus não esqueceu, o Senhor o via alí enquanto ele pastoreava aquelas ovelhas, via obediência em seu coração, via que crescia um menino forte, valente, um adorador sincero que entre as ovelhas que ele pastoreava, tocava sua harpa e adorava a Deus entre as colinas.

3- DAVI PEDIU A DEUS UM CORAÇÃO PURO
Nós naturalmente pelo pecado de Adão, temos esse coração inclinado para o que não é bom. (Pensamentos, atos e palavras) O nosso coração pode nos enganar, se formos governados pelos nossos sentimentos, pode dar muito ruim, não temos a capacidade de nos limparmos sozinhos, só o sangue de Jesus pode fazer isso.
Só Deus pode nos dar esse novo coração, governado por ele, não pelos nossos julgamentos, um coração cheio de empatia, amor e humildade, um coração disposto a obedecer a Deus e a agradá-lo em nossa maneira de viver, um coração cheio de Deus.

CONCLUSÃO: Sabe meus amores Deus não quer performance ele quer um coração sincero, e só Jesus pode trabalhar e nos ajudar a organizar o que está fora do lugar.
O Espírito santo o nosso amigo, vai tirando os sentimentos que não glorificam a Deus e Jesus vai preenchendo todos esses espaços.
É como aquela roupa no guarda roupa que a mamãe tira pra doar, quando mais a gente chega anda com Jesus, mais parecido com ele a gente vai ficando.
Se vamos vacilar? Sim, vamos, não somos perfeitos, mais à medida que eu me relaciono com Deus, fico a cada dia mais parecida com ele.
A cada Salmo que você lê você poderá perceber as orações e canções sinceras que saíram do coração de Davi.

Baixar carta