post-image

A família ama e perdoa!

QUEBRA GELO: Já teve um cisco no olho, como incomoda né? A ostra também é maltratada pelo grão de areia e o que ela produz? Sim, pérolas, só em Deus conseguiremos transformar o que nos acontece de ruim em experiências positivas.

PASSAGEM BÍBLICA: Gênesis 37

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: O sonho de José (Matos Nascimento).
RAP da família. (Diante do Trono).

Paz galerinha linda! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos viajar pela história de uma família que não era nada perfeita, não eram como os comerciais de margarina que a gente vê na TV.
 José vinha de uma família bem grande, seu pai Jacó cuidava dele com mais paciência porque ele era um filho que veio depois de muito tempo que sua mãe Raquel o pedia pra Deus, um dia seu pai lhe deu uma capa especial toda bordada o que fez seus irmãos sentirem ciúmes, além de que José contava tudo que os irmãos faziam de errado para o pai, o que foi fazendo com que seus irmãos ficassem cada dia mais irritados, não pensaram, foram dominados por aquele sentimento, jogaram José numa cisterna, a caravana dos Ismaelitas passavam por alí, os Ismaelitas eram os camelôs da época passavam vendendo, fazendo trocas e sim os irmãos venderam seu próprio irmão para eles, também sujaram a capa dele de
sangue disseram para o seu pai que um bicho feroz o havia devorado, como o pai chorou e sofreu.
O que vamos aprender aqui nesta carta de hoje.

1- O CORAÇÃO DE JACÓ (ISRAEL)
Todo pai quando tem filho na velhice fica mais bobo que o de costume, e Jacó tinha um cuidado a mais com José,creio que Jacó amava todos eles igualmente, porém tinha um cuidado maior com José o que gerou muito ciúme, além de José querer contar tudo que acontecia no pasto para o seu pai.
Imagina a cena: Pai, Levi vendeu um pouco de leite e trocou por um pião, ou pai Judá fica brincando com as cabras assustando elas no pasto, coisas simples que Rubem como irmão mais velho estando lá poderia resolver.
Como é o seu relacionamento com seus irmãos na sua casa?
Você também tem meio irmãos como José tinha?
Como a bíblia nos ensina que devemos tratar a todos....
O amor ao nosso semelhante é a palavra de ordem para todas as pessoas, todos devem ser tratados com respeito, acolhimento e empatia se pensarmos que estamos revelando Jesus a cada um deles conseguiremos transbordar o amor de Deus por aí. 
1º João 3:11 Essa é a principal mensagem que nos amemos uns aos outros.

2- OS SONHOS DE JOSÉ
José teve uns sonhos que todos os seus irmãos se curvavam perante ele, os irmãos acharam aquela idéia absurda, e tiveram a pior ideia de todas abandonar José em uma cisterna e ainda vende-lo, seu irmão mais velho até voltou lá para resgatá-lo da cisterna, mais infelizmente os outros irmãos já o tinham vendido.
Deus tem planos diferentes para cada um de nós uns serão professores, outros médicos, missionários, todos são importantes e úteis mais os irmãos de

José não aceitaram pensar que José poderia de certa forma mandar neles, e você como tem tratado seu irmão mais velho?
Você acha que ele te trata com respeito?
José era um menino e todo menino está aprendendo, apesar de ter algumas coisas a serem ajustadas nele também, ele amava a sua família.
Olha o que 1º Timóteo 5:8 nos diz :
Se alguém não cuida da seus parentes, e especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

3 - DE ESCRAVO A GOVERNADOR
Embora tenha passado por apuros a mão de Deus sempre esteve sobre a vida de José, como você poderá acompanhar toda a história a partir do capítulo 37 de Gênesis, e embora José já fosse Governador do Egito, como Deus mostrou em seu sonho, a família tinha um lugar especial em seu coração, e Deus cuidou disso também, ele no momento certo promoveu esse encontro.
José encontra um meio de impedir que seus irmãos voltem para Canaã. Gênesis 44:33 e 34.
José perdoa seus irmãos, se preocupa com eles pois grande fome assolava aquela terra, José sentia muita saudade do seu pai e embora tivesse fortuna e conforto, nada disso se comparava a poder estar novamente com a sua família.

CONCLUSÃO: Perdoar é saber que aquela dívida seria impagável, seus irmãos por sua vez já haviam se arrependido e que mesmo em momentos tão difíceis Deus não desamparou José, esteve com ele em todo tempo.
José foi resiliente percebeu algo bom naquela situação tão difícil, porque devemos decidir perdoar?
Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o pai celestial também perdoará vocês.
Mas, se não perdoarem uns aos outros, o pai celestial não perdoará as ofensas de vocês.
Eu decido perdoar e você?
Mateus 6: 14 e 15.

Baixar carta