post-image

Um presente, uma surpresa!

QUEBRA GELO: Se hoje você pudesse pedir um presente, o que pediria?

PASSAGEM BÍBLICA: 1ºSamuel 1 e 2.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Os sonhos de Deus

Paz galerinha linda! Tudo bem com vocês?
Vocês gostam de ganhar presentes?
Hoje vamos passear um pouquinho pela história de Ana, ela ganhou um presente muito especial vindo de Deus pra ela.
Ana era casada com Elcana, naquela época o homem poderia ter mais de uma esposa se tivesse condições de sustentar, e Elcana tinha duas, Ana e Penina.
Elcana amava Ana embora ela não pudesse lhe dar filhos, todo ano eles iam a Siló adorar a Deus e oferecer sacrifícios, Elcana oferecia a refeição sagrada para suas duas esposas e seus filhos, porém com Ana não tinha filhos ele dava uma porção maior para ela, e isso irritava demais a Penina, que tinha prazer em irritar Ana.
Ana sabia que todo ano ir pra Siló era um tormento pois estaria lá Penina para lhe lembrar que Deus não tinha dado nenhum filho a ela, com
isso Ana ficava triste, não comia e chorava.
Em um desses dias Elcana perguntou pra Ana: Eu sou um bom marido pra você, eu não sou melhor do que 10 filhos?
Ana de mansinho escapuliu para o santuário, aflita orou ao eterno. (1ºSam 1:8).

1- ANA SOUBE SUPORTAR O TEMPO
Nós temos sensibilidade, ficamos tristes, alegres, vamos refletir juntos Ana estava há alguns anos lutando muito pela mesma coisa, um filho, ela desejava muito um filho.
Além disso, ainda tinha Penina em seu pé, a provocando sempre.
Naquele dia o profeta Eli não entendeu muito, pois ela no templo chorava tanto, e só balbuciava algumas palavras, ele até achou que ela estivesse embriagada e a repreendeu, mais sabe crianças dependendo da situação vivenciada o choro também é considerado como oração, Eli não entendeu, mais Deus compreendeu, e colheu cada uma de suas lágrimas que ela depositou no altar, uma vez eu ouvi que tudo que a gente rega nasce, e é bem verdade, naquele dia, ela regou seu pedido com lágrimas.
O que você tem colocado diante de Deus há algum tempo como Ana?
No tempo certo Deus vai fazer brotar, creia.

2 - ANA NÃO SE CONFORMOU COM A SITUAÇÃO
O marido que Ana a consolava dizendo que ele era melhor que 10 filhos pra ela, realmente ele era um bom marido, mais era marido e não filho, filho é diferente.
E todo ano lá estava ela fazendo o mesmo pedido, dá-me 1 filho Senhor, você pode ter um sonho de estudar em um boa escola, de ter uma casa própria, de fazer uma viagem, de ver alguém da sua família transformado por Deus, então se encha de esperança, pois Deus tem pensamentos bons a nosso respeito, para nos dar o fim que a gente espera (Jeremias 29:11), então persevere!

3 - ANA NÃO FICOU PROSTRADA DIANTE DA SITUAÇÃO
O profeta Eli entendeu a angústia de Ana o pedido aflito diante de Deus e liberou uma palavra sobre ela, vai em paz, o Senhor conceda o desejo do seu coração.
Ana fez um voto naquele dia, e consagrou a vida do presente que ela ganharia ao Senhor (1º Sam 1 :11).
1º Sam 1:9 ( Então Ana se levantou).
Ela saiu dalí tendo a convicção que Deus ouviu a sua oração naquele dia e passou a viver como se já tivesse recebido, isso se chama fé, seu rosto não estava mais abatido.
Ela não ficou mais chorando, ela não perdeu mais a fome, ela aguardava no Senhor, mais tranquila.
E sabe meus amores, antes mesmo dela receber o presente ela já o ofertou ao Senhor, e chegou o dia que o Senhor se lembrou dela e ela engravidou, era um menino, era o Samuel que significa (Eu o pedi ao Senhor).

CONCLUSÃO: O presente que Deus deu a Ana foi muito especial, não foi apenas um filho, foi o filhão, foi Samuel, e ela cumpriu o voto quando ele desmamou, ela o levou ao templo para servir ao Senhor por todos os dias da sua vida, Samuel foi um grande homem de Deus que nós já o conhecemos em outras cartas, mais Deus é Deus de surpresas e sim, Ana teve outros filhos depois de Samuel (1º Sam 2:21).

Baixar carta