post-image

O fruto do espírito e as obras da carne

QUEBRA GELO: Você já viu uma árvore seca e sem frutas? Ou já achou algum bichinho dentro de alguma fruta que comeu?

PASSAGEM BÍBLICA: Gálatas

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Frutos da fé - Cassiane

A árvore boa não dá frutas ruins, assim como a árvore que não presta não dá frutas boas, pois cada árvore é conhecida pelas frutas que produz. Não é possível colher figos de espinheiros, nem colher uvas de um pé de urtiga. A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do depósito de coisas más. A boca fala do que o coração está cheio. (Lucas 6: 43 ao 45). Nenhuma árvore boa dá fruto ruim e nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Essa árvore na bíblia cita que somos nós, se andarmos em obediência e submissão a voz de Deus certamente seremos árvores boas mas se fizermos coisas que entristecem e vai contra a palavra de Deus e o que ele nos ensina estaremos como uma árvore ruim.

1- BICHINHOS QUE DESTROEM OS FRUTOS (OBRAS DA CARNE)
Obras da carne são desejos humanos que nos impedem de ter uma vida que honra a Deus.
Como o bichinho em uma fruta que vai destruindo o fruto por dentro, ter uma vida entregue aos próprios desejos prejudica o crescimento do fruto do espírito em nós.
Esses desejos são totalmente contrários ao que Deus quer de nós.

IMPUREZA- Não falar palavrões, nem assistir coisas que não são boas aos nossos olhos.
CIÚMES- É um sentimento que gera egoísmo, não divide nada com ninguém.
INVEJA- Desejar o que é do outro, não se satisfaz com o que tem.
IRA- Ataque de raiva, é grosseiro, vive fazendo pirraça.
DIVISÕES- Despreza e diminui que não é do seu ciclo de amigos.
VÍCIOS- Há vários tipos... Celular, tablete, TV, Vício é quando você se torna escravo e vive repetindo várias e várias vezes.
INIMIZADE- Não falar ou ignorar a presença de um coleguinha, implicar.
ÓDIO/MÁGOA- Quando ficamos tão magoados com alguém e não queremos ficar de bem.
FOFOCA- Falar e inventar histórias sobre a vida do outro. Tudo isso são coisas que entristecem a Deus, nos faz pecar quando praticamos e assim estragam os nossos frutos.

2- UMA ÁRVORE LINDA DE FRUTOS SAUDÁVEIS.

Os frutos do espírito são disponíveis pra nós e podemos ter uma vida desfrutando desses frutos. Eles estão divididos em 9 virtudes.
a) AMOR- Ele ama a Cristo e seus semelhantes.
b) ALEGRIA- Contagia outros com a sua alegria que sente por ser um Cristão.
c) PAZ- Ele confia em Deus, entrega suas preocupações a ele, e quando sente medo se refugia em Deus.
d) LONGANIMIDADE- Quando outras pessoas ficam bravas com ele ou não acreditam no que ele diz, ele não se irrita ou se enfurece.
e) BENIGNIDADE- Ele nunca é falso ou mal educado, é bondoso para com todos.
f) BONDADE- Ele está sempre pronto a ajudar os outros.
g) FIDELIDADE- Crê que Cristo pode salvá-lo, lê a bíblia e deposita sua confiança em Cristo.
h) MANSIDÃO- Entregou o controle de sua vida a Cristo.
i) DOMÍNIO PRÓPRIO- Procura comer, beber de acordo com os princípios bíblicos e age corretamente em tudo que faz, nunca participa de nada que é ruim.

3-SENDO UMA ÁRVORE BOA NA PRÁTICA

Não somos nós que produzimos esse fruto, mas o espírito santo que o produz em nós. Ele assim o faz de um modo em que uma virtude está diretamente ligada a outra. Por tanto, essas virtudes são importantíssimas e juntas formam o “fruto”. Pense em cada virtude como sendo gomos de um mesmo fruto. Se somos seguidores de Cristo devemos viver uma vida que honra a Jesus. A primeira coisa que deve ser notada em nós é o fruto do espírito. Antes que usemos nossas palavras, nossas atitudes devem revelar Jesus.

CONCLUSÃO: Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês, nenhum ramo pode dar fruto se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. (João 15:4). Sem Jesus nada disso será possível, eu desejo gerar lindos frutos pra glória de Deus e você? Vamos juntos? Vamos orar por isso!

Baixar carta