post-image

Os que choram serão consolados

QUEBRA GELO: Qual foi a maior doença que já teve e como você melhorou?

PASSAGEM BÍBLICA: Jó 1,2,3 e 4

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Jó (Midian Lima).
Eu estou contigo Filho

Temos compartilhado sobre as bem-aventuranças ao longo desse mês de Setembro.

Passeamos pelo capítulo 5 ouvindo e aprendendo sobre as bem aventuranças, e hoje vamos voltar um pouquinho no livro de Jó, já ouviu a história dele? Jó se sentia um bem aventurado, ele era rico, tinha uma família maravilhosa, muitos filhos, uma esposa e muitos servos.
A bíblia também diz que ele era um homem íntegro, reto, quer dizer que ele era alguém que procurava andar conforme tudo que ele aprendeu, honrando e obedecendo a Deus em tudo.

Porém em um dado momento da sua vida, ouve uma reviravolta, o acusador o diabo diz que ele só era assim temente, fiel, porque Deus não permitia que nada de ruim lhe acontecesse e Deus permite que Jó seja tocado.
Uma sucessão de coisas ruins começaram a acontecer, como podemos acompanhar no capítulo primeiro, nem bem um servo terminava de falar, o outro já aparecia com mais uma catástrofe, que tristeza.

1) A MULHER DE JÓ.
Sua esposa quando viu tudo aquilo, perdeu bens, seus filhos, seu gado, ficou enlouquecida, e disse amaldiçoa esse Deus e morre!
Jó mesmo em meio a mesma tristeza de sua esposa, pergunta pra ela, o bem, tudo aquilo que Deus nos deu até agora você aceitou e agora quando veio a parte difícil você me diz pra eu rejeitar o nosso Deus?
Não posso fazer isso, Deus me deu tudo, Deus tomou tudo, bendito seja o nome do Senhor.
Quando paramos pra refletir sobre as nossas vidas, de repente poderemos nos ver assim também, queremos o em, o favor de Deus, os milagres, as curas, aquele brinquedo, aquela roupa nova, enfim queremos tudo de bom que Deus pode nos dar.
Deve ter sido muito sofrido pra Jó passar por tudo isso, a bíblia diz que nós também passaremos por algumas aflições, tristezas mais que o Senhor estará conosco sempre.

2) O ACUSADOR.
O diabo foi logo questionar Deus dizendo que Jó só obedecia porque nada de ruim lhe acontecia, ele disse assim, também ele tem um muro em volta da família dele e de tudo que ele possui, é rico, estende a tua mão e tira o que ele tem pra ver se ele não te negará.
O diabo veio pra matar, roubar e destruir, ele vai fazer de tudo pra atrapalhar que as promessas do Senhor se cumpram na nossa vida e da nossa família. Deus permitiu que o inimigo tocasse em Jó, nos seus bens, na sua família, mais que não tirasse a sua vida. Parece algo tão ruim essa permissão de Deus sobre a vida de Jó, mais sabe nós não temos o poder de ver lá na frente o desfecho da história da nossa vida, mais Deus sim, ele já está lá!

3) A MULHER DE JÓ.
A mulher de Jó quando viu a situação, pediu logo que ele abandonasse, negasse Deus e morresse.
Quem nunca deu esse tipo de conselho, vai lá faz, só se vive uma vez? Pula o muro mesmo, ou pega mesmo, ninguém está vendo. Sabe Deus está nos vendo, está no conosco e se entristece quando não o escolhemos, quando abrimos mão de agradá-lo ou o rejeitamos com as nossas ações, lembrando que o pecado essas más ações, nos separam (afastam) de Deus.
Jó a respondeu por que aceitava o que Deus queria lhe ensinar, queria lhe mostrar com todo aquele Caos, o Caos estava instaurada, mais Deus continuava no controle de tudo, ele não perdeu o controle, e na nossa vida é a mesma coisa.

4) OS AMIGOS DE JÓ.
Quando os amigos viram a situação, ficaram uma semana calados ao lado de Jó, imaginando o que poderia ser dito naquele momento, viram seu amigo fragilizado, vulnerável, indefeso e muito abatido.
Podemos aprender algo aqui podemos ser aqueles amigos com consolam, confortam, ou aquele amigo que procura uma justificativa para a situação vivenciada.
Qual amigo você quer ser?

CONCLUSÃO: Jó chorou muito, viu como era pequeno e frágil, o que mais temia em seu coração perder tudo aconteceu, mais Deus mostrou pra ele que com ele é possível um recomeço, a história termina falando que Deus deu tudo em dobro pra ele. Podemos passar por situações muito difíceis mesmo sendo tementes a Deus, mais aconteça o que acontecer o Senhor cuidara de você, te consolará, te colocará nos seus braços, todas as vezes que precisar.

Baixar carta