post-image

Uma mulher que teve a sua vida transformada

PASSAGEM BÍBLICA: Josué 2

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: A fé move montanhas

Quando o povo de Deus já havia saído do Egito, Moisés levou o povo pelo deserto, Moisés morreu e quem assumiu a liderança foi Josué. Eles
estavam a caminho da terra prometida, eis que surgiu um obstáculo, Jericó, pra chegar em Canaã tinham que passar por Jericó, mais a cidade era impenetrável grandes muros, altos, fortes a ponto das pessoas construírem suas casas neles, os muros eram para proteger a cidade de invasores. Havia uma mulher em Jericó chamada Raabe, ela não tinha boa fama na cidade pois era uma meretriz, uma mulher que os homens pagavam pra sair com ela, ela era mal vista e desvalorizada por conta das suas práticas.

Sua cidade Jericó onde morava estava atemorizada pois ouvia rumores de um povo que lutava em nome de Deus e estavam ganhando todas as batalhas, eles eram conduzidos por Josué, como a cidade era cercada por grandes muralhas ele teve a idéia de enviar dois espiões para observar os pontos fracos e fortes dos soldados de lá.
Raabe era uma mulher que vivia em Jericó, mas não tinha uma vida que agradava a Deus, porque era uma prostituta. Prostituta é algo que sai com varias pessoas em troca de dinheiro ou presentes, e eles foram parar na casa de Raabe.

1 - OS ESPIÕES

Josué enviou dois espiões para ficarem de olho na cidade de Jericó, e eles parar na casa de Raabe. O rei ficou sabendo que dois Israelitas estavam lá, então enviou um recado para ela, pedimdo que ela tirasse os homens da sua casa porque eles só queriam espionar, mais Raabe não atendeu o pedido do rei, pois tinha fé no Deus daqueles Israelitas e assim ela os ajudou.
Ela mentiu pra proteger aqueles soldados, disse que os homens já haviam saído da sua casa, mais eles estavam escondidos em seu terraço, apesar de suas práticas não agradarem a Deus com a vida que ela levava, ela cria que o Deus daqueles espiões era o Deus verdadeiro, ela percebeu que o Senhor era com eles, ela também já tinha ouvido falar do que Deus havia feito (Josué 2:8 ao 21). Ela ouviu e cruz sua fé juntamente com a sua atitude nessa situação mudou totalmente seu destino e a sua história.

2- OS MENSAGEIROS

Os soldados do rei, acreditaram que os espiões realmente não estavam lá e foram pra estrada procura-los, procuraram em todas as partes mais não os encontraram. Nessa oportunidade de tê-los alí em sua casa, ela teve alguém pra conversar, pra abrir seu coração e pra ouvir também.
Ela estava acostumada a ser usada e descartada pelos homens, mais esses homens eram diferentes, de Deus, de caráter, trataram ela com respeito, a ouviram e aproveitaram a oportunidade para lhe trazer uma mensagem vinda da parte de Deus, que ele poderia mudar toda a sua história, naquele momento não era só necessário crer no Deus deles, mais crer que esse mesmo Deus poderia fazer algo por ela e mudar seu destino também.
Todos tinham medo deles pois sabiam que o Deus deles era mais forte, ela aproveitou e pediu que cuidassem da sua família, acreditava que o Deus deles poderia lhe livrar de qualquer perigo. O que você acha que aconteceu?

3- O ACORDO

Os Israelitas deram toda cobertura a Raabe e sua família, escondeu os espiões, os alimentou, ouviu os conselhos que lhes deram e acima de tudo, o evangelho que lhe foi pregado começou a entrar na sua mente e seu coração, fazendo ela mudar seu pensamento e desejar ter uma vida diferente daquele dia em diante, longe de todo pecado que cometia, ela estava disposta a mudar de vida e permitir que Deus entrasse na sua vida organizando tudo, limpando e cuidando dela em todas as áreas.
Quem diria que esconder dois espiões lhe renderia um futuro totalmente diferente, né?

CONCLUSÃO: A fé de Raabe no Deus daqueles espiões Israelitas, fizeram ela se posicionar os ajudando, ela também teve a oportunidade de ouvir o evangelho, se arrepender, foi perdoada e teve sua vida mudada, ela se casou com um Príncipe da Tribo de Judá.
Que história né? Nos dias de hoje não é diferente, Jesus também no da a chance de reconhecermos nossos erros, ele tem poder para transformar toda a nossa vida e da nossa família.

Baixar carta