post-image

A fé de Moisés

PASSAGEM BÍBLICA: Hebreus 11:27

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Egito (Isaias Saad)

A paz do Senhor galerinha mais linda, tudo bem com vocês?
Estamos falando sobre fé e obras nesse mês de Outubro, pois é a fé anda de mãos dadas com as obras.
Nessa carta de hoje vamos ver sobre um povo que pela fé por acreditar desfrutou de lindos milagres da parte de Deus.
Vamos fazer uma viagem? Pega sua mala, seu passaporte e vamos para as terras do Faraó, lá no Egito, depois que José morreu, entrou um novo Faraó que não gostava dos Hebreus pois eles eram muitos e intimidava os Egípcios, um certo dia ele ficou tão incomodado que passou a perseguir e a mandar matar todos os meninos hebreus que nascessem, nessa história nasce um menino que sua mamãe Joquebede consegue esconder durante três meses, quem era o bebezinho, você sabe? Sim! Isso mesmo, era Moisés, Deus o guardou pois tinha planos maravilhosos para livrar os hebreus da escravidão de Faraó e usaria Moisés como libertador.

A história você já sabe Joquebede iluminada por Deus o coloca em um cestinho no rio Nilo, Mirian sua irmã acompanha as margens do rio e para sua surpresa o cestinho vai parar no pé de uma das servas da filha de Faraó, que se encanta pela linda criança e o adota, sim Moisés vive como Príncipe do Egito, porém por sua irmã acompanhar todo o percurso, ela mesma vai oferecer uma ama de leite para o menino, que era quem? Sua própria mãe Joquebede, dando assim condições dela ensinar os princípios e tudo que ela aprendeu sobre o Deus de Abraão.

Pois bem Moisés cresce, e um dia seu coração se despedaça em ver um Egípcio maltratando um hebreu, ele luta e mata o Egípcio, ele acaba fugindo do Egito, mal sabia que a sua história estava apenas começando.
Veriam Deus fazer muitos milagres para livrá-los Deus enviou 10 pragas, abriu o mar, mostrou muito amor e preocupação com eles, E quero destacar três princípios valiosos que podemos aprender nessa história sobre a fé de Moises.

1) ABRIU MÃO DO PALÁCIO
Moisés recusou os prazeres e banquetes em que ele poderia sempre viver, afinal foi criado como Príncipe, mais tudo que aprendeu sobre Deus com sua mãe Joquebede ardia em seu coração e falou mais alto na hora das escolhas.
Ele preferiu o sofrimento no arraial do que as riquezas dos Egípcios.
Ele confiava que o que Deus faria na vida dele e do seu povo seria muito maior do que qualquer herança que pudesse receber dos seus pais adotivos no Egito.
E foi pela fé, Deus o fez um convite e ele aceitou.
Para o que o Senhor tem te convidado nesse tempo?

2) MOISÉS NÃO VIU MAIS CREU (ACREDITOU SEMPRE)
Moisés recebeu uma palavra que Deus cuidaria deles, e viveu a maior aventura da vida, porque acreditou em Deus.
Viu cajado virar serpente, viu água virar sangue, viu pó da terra virar piolhos, viu mar se abrir, viu as roupas e calçados não acabarem, viu e
desfrutou de toda a bondade de Deus.
Nós hoje podemos desfrutar de toda bondade e cuidado de Deus.
O convite ainda é o mesmo que ele fez a Moisés me permita ser o teu Deus, cuidar de você e de tudo que é seu.

CONCLUSÃO: A fé torna o invisível real, creia sempre não duvide nem por um segundo que Deus está conduzindo a sua vida e a sua casa e tudo vai acabar bem, assim como Moisés tenha uma fé que seja capaz de ver o invisível mesmo que as circunstâncias a sua volta não sejam favoráveis.
Desde então, não surgiu nenhum profeta como Moisés em Israel, a quem o eterno conhece face a face (Deuteronômio 34:10).

Baixar carta