post-image

Desfrutando da promessa

QUEBRA GELO: Seu pai ou cuidador já te pediu pra ajudar em alguma tarefa na sua casa?

PASSAGEM BÍBLICA: Deuteronômio 5:16

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Havia um homem dono de campos e vinhas que tinha dois filhos, então o pai pede ao primeiro filho querido filho, vá trabalhar na minha vinha hoje. Ele respondeu, irei sim Senhor, mais não foi depois o pai chegou para o segundo filho e disse o mesmo. Porém este lhe respondeu, não quero! Mais tarde tomado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. Jesus perguntou: Qual destes dois filhos obedeceu ao seu pai? Qual você acha?
Jesus aqui quer que percebamos que o que fazemos é mais importante do que o que dizemos, muitas das vezes com a nossa boca dizemos sim mais o nosso agir é totalmente ao contrário.
Muitas pessoas até dizem sim pra Jesus, porém da boca pra fora, já percebeu?
Será que nós hoje não poderíamos ser uma dessas pessoas, vamos refletir juntos...
Deus nos ensina em sua palavra que obedecer aos nossos pais é mandamento, não é uma escolha, é uma ordem que Deus instituiu, porém tem uma promessa de brinde, já prestou atenção?
Honra teu pai e mãe para que te vá bem e viva muitos anos sobre a face dessa terra.

1) AS CARACTERÍSTICAS DE UMA CRIANÇA OBEDIENTE
A mãe do menino Samuel fez um voto pra lá de ousado, ela disse que se o Senhor lhe desse um filho ela o dedicaria ao Senhor por todos os dias da sua vida, Samuel nunca questionou o voto feito por sua mãe, a bíblia diz que quando foi desmamado, a sua mãe o levou ao templo para alí aprender mais sobre e servir ao Senhor por todos os dias da sua vida.
Samuel aquele menino que ouviu a voz de Deus ainda criancinha, Samuel foi Juiz, profeta, um grande homem de Deus que ungiu Saul e depois O rei Davi.
Samuel nunca questionou a escolha da sua mãe, ela o visitava anualmente quando lhe levava uma túnica as roupas da época, Samuel desfrutou da promessa, pois sempre cumpriu o mandamento.

2) AS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS DESOBEDIENTES
Já ouviu sobre os filhos do profeta Eli? Embora seu pai cuidasse e ensinasse Samuel que se tornou um grande homem de Deus (1° Samuel 1:24 ao 27),os seus filhos biológicos eram rebeldes e mentirosos, escolheram se envolver com coisas erradas, não tinham temor a Deus, eles viviam como se não tivessem que prestar contas a ninguém. Dominados pela cobiça chegaram ao ponto de roubar as ofertas que levavam para o Senhor, Deus avisa sobre o juízo que traria sobre eles e usou Samuel para despertar. (1° Samuel 3).
Os desobedientes desprezam o ensino dos pais, a correção das mães, tem dificuldade de ouvir os conselhos dos seus pais, dos professores, tem dificuldade de obedecer regras e autoridades. Quer questionar tudo, quer arrumar uma desculpa para não cumprir suas obrigações, porém vemos através dessa história verdadeira que o final deles foi muito triste, a bíblia ainda diz que ao ouvir como foi a morte dos seus filhos na guerra o sacerdote Eli cai da cadeira e morre, a esposa de Finéias fica tão chocada com a notícia que entra de trabalho de parto prematuro e morre também, desobediência no final só gera dor e sofrimento, aqui podemos constatar isso.

3) UM CORAÇÃO ENSINÁVEL
Ter um coração ensinável é parte fundamental para sermos discípulos de Jesus.
A honestidade e a gentileza de vocês me encantam, sabia? Vocês gostam de aprender, são curiosas, espertas, então vocês tem um coração ensinável, não percam isso, combinado?
Esteja sempre disposto a aprender tudo que Deus tem a nos ensinar, ele está nos equipando, nos forjando e sim ele usa os nossos pais, nossos professores, nossos líderes para isso.

CONCLUSÃO: Obedeçam seus pais, afinal é um mandamento, mais há uma promessa para quem obedece, uma vida plena, não quer dizer que não teremos problemas, desafios, doenças ou frustrações, mais quer dizer que no fim Deus sempre ajustará tudo para que você viva da melhor maneira possível, tudo contribuirá para que você fique bem.
Obedeça seus líderes, seus professores, as autoridades e se prepare pra crescer em Deus e viver o melhor que ele tem pra você.

Baixar carta