post-image

Jesus expressão de amor

QUEBRA GELO: Você já viveu um momento em que suas expectativas sobre algo ou alguém não foram atendidas da maneira que esperava? Como isso afetou sua percepção da situação ou da pessoa envolvida?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 15: 21-28

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO
No culto de domingo, fomos ministrados a respeito de uma mulher cananeia que não fazia parte do povo de Deus, mas viu em Jesus a oportunidade de salvar sua filha e mudar a história de sua casa. A antiga aliança, os profetas e toda a escritura apontam para o Messias, aquele que viria para redimir Israel, seu povo (Isaías 7:14). E essa sempre foi a expectativa dos judeus, um príncipe poderoso que viria para "restaurar" o reino a Israel. Jesus vem, porém, não dentro dos padrões esperados pelos judeus. Ao iniciar seu ministério, Jesus deixa bem claro que seu reino não é deste mundo (João 18:36) e que Ele veio com uma missão diferente da esperada pelos judeus (Mateus 18:11). E isso fez toda a diferença para essa gentia e para nós.

O que aprendemos a respeito de Jesus nesse texto?

1° Ele não veio para suprir nossas expectativas

Jesus estava a todo tempo focado em sua missão, mesmo rodeado de pessoas que não compreenderam o propósito e gerando outras expectativas a respeito dele. Ele se manteve fiel àquilo que veio fazer, salvar as ovelhas perdidas da casa de seu Pai. Quando os discípulos começam a se sentir incomodados com o clamor da cananeia, Ele deixa isso bem claro. Ao invés de pará-la ou calá-la como era a vontade daqueles que estavam a sua volta. Ele para, e lhe dá atenção.

Você já se sentiu constrangido pelo amor de Deus?

Acredito que foi isso que a cananeia sentiu, não era digna, mas Ele parou. A multidão e os discípulos não a queriam deixar falar, mas o céu parou por causa dela. Ele não se preocupou nem com a opinião e nem com a expectativa do povo a sua volta, estava focado em sua missão (João 3:17).

2°  Ele nunca se engana, pois é a propria verdade

Ao vir atrás de Jesus, a cananeia usa uma expressão Judaica (Mt 15:22) Senhor, filho de Davi, tenha compaixão de mim. No meio da multidão, essa mulher clama tentando se passar por alguém que não é. Mas, mesmo diante de tanta gente, Jesus a ouve e reconhece. E ao parar revela a ela que ele sabe muito bem com quem está lidando e que ela não poderia ter acesso, já que Ele não era seu Deus (Mt 15:26). É nesse momento que a verdade de Jesus é estabelecida sobre ela, e de uma forma espetacular mostrando a Cristo que ela o reconhecia como seu Senhor, que assume o termo 'cachorrinho' colocando-se em plena submissão a Ele (Mt 15:27).

Você insistiria após a resistência dos discípulos e o diálogo com Jesus?

Foi a exposição da verdade que libertou e salvou aquela mulher, como com a Samaritana à beira do poço. (João 4)

3° Ele veio nos tornar filhos de Deus

O povo judeu o aguardou com grandes expectativa durante séculos, mas não aceitou o modelo de Reinado que Ele estabeleceu (João 1:10-12). Por conta da verdade que está estabelecida nesse texto, a cananeia, eu, você e todos que reconhecemos, aceitamos e recebemos a Jesus como o unigênito de Deus, recebemos dEle mesmo o poder de sermos feitos filhos de Deus. Temos sobre nós hoje os direitos e responsabilidades de sermos vistos e ouvidos. Chega de Migalhas. Deus tem para seus filhos o melhor (João 3:16). Como filhos, não nos alimentamos de migalhas e nem nos assentamos abaixo de mesas. Nele temos uma posição no mundo espiritual (Efésios 2:1-10)

Conclusão
Aquela mulher chegou até Jesus porque tinha uma causa urgente para ser resolvida. No encontro com o Mestre, sua fé a conduziu à verdade de quem ela era, à resolução do seu problema imediatamente, ao governo de Deus e ao direito de se tornar filha. Ela conquistou um lugar na mesa.

 

Baixar carta