post-image

Não vá para Emaús

QUEBRA GELO: Você já precisou voltar para algum lugar que você não deveria ter saído?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 24:13-27

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LOUVOR: Caminho de Emaús

Leia: Lucas 24:13-27

INTRODUÇÃO: O texto que lemos nos fala de como Jesus ama seus discípulos, e não permite que eles se percam no caminho. Conforme o próprio Jesus declara em João 17:12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste; eu os protegi e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Lembre-se sempre que se você é um discípulo de Jesus ele sempre virá em teu auxílio para te conduzir de volta ao seu propósito.

O texto pode ser dividido em duas partes. A primeira parte podemos ver os discípulos completamente consumidos pela desilusão e tristeza, já o segundo momento eles estão cheios de alegria por ter tido um encontro com Jesus. Todos que tem um encontro com Jesus saem da morte para vida, das trevas para luz, da necessidade para abundância. Jesus muda histórias, ambientes e destinos.
Vejamos como isso aconteceu com esses homens que se tornaram conhecidos como: Os discípulos de Emaús:

1º Os discípulos antes de terem um encontro com Jesus ressurreto manifestavam algumas condições: 
A) Estavam cegos apesar da proximidade de Jesus (24.13-15). Enquanto falavam, Jesus Se aproximou, mas seus olhos estavam fechados para O reconhecerem.
Embora Jesus esteja perto, não percebemos Sua presença e caminhamos pela vida derrotados.
Declaração: Reconheça Jesus na sua Jornada. (Com Temor, com Honra e com alegria). 
Provérbios 3:5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 
B) Estavam na estrada da fuga a despeito das várias evidências da ressurreição (24.13,22-24). Mesmo tendo informações sobre a ressurreição de Cristo, acovardaram-se e colocaram os pés na estrada da dúvida e da incredulidade. Desistiram de Jesus e renderam-se à decepção.
Algumas pessoas por não conseguirem perceber e ver que Jesus está com elas, deixam de crer que Ele esteve com outros.  João 20:29c ...bem-aventurados os que não viram e creram.
C) Estavam tomados de tristeza (24.16,17). Sem a verdade da ressurreição, a vida será marcada por tristeza e dor. Eles estavam tristes, quando deveriam estar alegres. Quantas vezes nossa vida é uma via sacra de lamento, dor e tristeza porque não tomamos posse do poder da ressurreição.
Jó no meio de sua dor pode crer na ressurreição e por isso ele viveu o milagre da restauração: Jó 19:25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 

2º Os Discípulos após o encontro com Jesus ressurreto na mesa da comunhão. 
A) Os olhos abertos pela exposição das Escrituras (24.26,27,31). Jesus revelou-Se pelas Escrituras. Quando reconhecemos que Jesus está vivo, não há mais espaço para a preocupação (24.17), tristeza (24.17), desesperança (24.21) e incredulidade (23.25). 
B) Corações ardentes pela comunhão com o Cristo vivo (24.28,29,32). A comunhão com Jesus faz o coração arder, reacende o zelo e acaba com a frieza espiritual e o marasmo. Então, estar na casa de Deus é alegria, orar é necessidade, louvar a Deus é prazer, andar com Jesus é o sentido da vida.
C) Pés velozes para ir anunciar a ressurreição (24.33). Quem tem olhos abertos e coração ardente tem pés velozes para falar de Jesus, sem se importar com as dificuldades e os obstáculos.
D) Lábios abertos para proclamar que Cristo está vivo (24.34,35). Nem a distância nem a noite os impedem. Eles voltam para proclamar que Jesus está vivo. A tristeza não pode mais nos dominar.

CONCLUSÃO:  Essas coisas que aconteceram com os discípulos de Emaús. Podem estar acontecendo com você hoje. Mas assim como aqueles homens, você está diante da mesa com o senhor. Então abra os seus olhos e veja que Jesus sempre esteve com você no caminho. E se você estava indo para Emaús (mundo), volte para Jerusalém (Igreja), volte para Jesus hoje.

Baixar carta