post-image

Sarados da injustiça

QUEBRA GELO: Você se considera uma pessoa justa?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 27:15-26

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Amados irmãos e irmãs em Cristo, hoje vamos refletir sobre umtema importante para todos nós como cristãos: como agir diante da injustiça.
Vivemos em um mundo onde a injustiça é uma realidade, mas como discípulos de Jesus, temos o exemplo perfeito de como devemos responder a essas situações.
Vamos nos aprofundar no exemplo de Jesus e aprender como seguir seus passos quando somos injustiçados.

1° Devemos enfrentar a Injustiça com Justiça. Romanos 12:17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
- Jesus, nosso Salvador, foi alvo de várias injustiças durante sua vida terrena.
- Ele foi caluniado, difamado e maltratado por pessoas que não compreendiam sua missão. Jesus foi preso injustamente, julgado e condenado à morte de cruz, mesmo sendo inocente.
- Apesar de toda a injustiça que enfrentou, ele manteve sua integridade e amor inabaláveis. Romanos 12:19 Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: "Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor."

Vencemos a injustiça com Justiça

2° Não espere Justiça humana. Os homens julgam segundo seus interesses. Inclusive nós!
Mateus 27:21 E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
Não existe frase mais incoerente do que a frase: “Queremos Justiça”. Na maioria das vezes em que essa frase é pronunciada, o sentimento por detrás dela é: eu quero que você sofra como me fez sofrer.
Jesus estava completamente consciente de sua missão e destino. Pessoas ao longo da história foram injustiçadas por seus compatriotas e depois torna-se mártires dos que os ajustiçaram. Aprenda a conviver com a injustiça sem se tornar injusto.

3° Aprendemos com Jesus a enfrentar a injustiça:
- Jesus é o modelo perfeito de como enfrentar a injustiça com coragem, paciência e humildade. João 19:10,11 Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?¹¹ Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.
Aprendemos com Jesus a enfrentar a injustiça:
- Não nos rendendo ao desespero, mas a confiar na providência e no propósito de Deus. Jó 19:25 - Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

Aprendemos com Jesus a enfrentar a injustiça:
- Ao seguir seu exemplo, somos capacitados a enfrentar as injustiças com dignidade e a buscar a justiça de Deus em todas as coisas.
Mateus 26:52-54 ?² Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. ?³ Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? ?? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

CONCLUSÃO: Diante da injustiça, nosso exemplo é Jesus. Ele nos ensina a perdoar, amar o próximo, confiar em Deus e aprender com seu exemplo. Que possamos seguir seus passos, mantendo a integridade e o amor em meio às adversidades, sabendo que Deus é nosso Juiz e que Ele trará justiça em seu tempo perfeito.

Baixar carta