post-image

Inside Out - Gerando algo grande

QUEBRA GELO: O que você acredita que Deus deseja realizar em você e através de você, esse ano?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 1. 39–45

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Estamos de volta! Glórias a Deus! 

O plano de Deus sempre foi nos tornar semelhantes a Jesus em três aspectos:  
Na Identidade - Somos filhos de Deus criados para manifestar toda a Sua vontade (Ef.5:1-2),  
Na Missão - Todos os que se tornam filhos de Deus, recebem uma missão. Essa missão é de reconciliar as pessoas com Deus, por meio de Cristo (1Co.5:18 – 1 Co.6:1-4);
Na Mensagem - A mensagem é “arrependei-vos porque é chegado o Reino dos céus”. Essa foi a mensagem de João Batista, de Jesus, dos Apóstolos e precisa ser a de todo aquele que se torna Discípulo de Jesus. Para isto, o próprio Deus se encarrega de nos chamar (salvar), capacitar (nos dá o Espírito Santo) e nos enviar (ganhar e discipular pessoas).

Desde de o Éden vemos Deus falar com o homem. O homem, foi desconfigurado por conta do pecado, mas Deus permanece o mesmo. Conhecemos as histórias narradas pela Bíblia, onde um Deus muito poderoso, fala com homens a fim de conduzir o povo a Sua vontade. Porém houve um tempo de silêncio de Deus, um pouco mais de 400 anos Deus se calou. Apesar do silêncio, Deus não estava parado. O texto de Lucas 1, também fala de Zacarias, um sacerdote, que ao oferecer sacrifícios a Deus, vê um anjo que aparece com um recado de Deus. Zacarias viu, honrou, temeu, ouviu, mas não creu e por causa da sua incredulidade foi emudecido até que a profecia se cumprisse. (Lucas 1. 5-23)

Deus estava disposto a falar, foi quando então se manifestou a duas mulheres. Izabel era estéril e de idade avançada e a Maria, uma jovem prestes a se casar. Ambas estavam gerando. Deus as fez gerar! A partir de agora, falaremos de cinco ações de Deus quando quer gera algo grande.

1) Usa pessoas improváveis: Izabel era de idade avançada e não podia ter filhos, porém Deus a escolheu para gerar João Batista. Aquele que foi que prepararia o caminho do Senhor. João seria cheio do Espírito Santo já desde o ventre e cheio de poder para converter muitos filhos de Israel ao Senhor. Maria, uma jovem que ainda não tinha se casado, geraria o Messias. Jesus, o salvador do mundo. Quando Deus quer gera algo grande gente disposta. “Deus não está à procura de capacidade e sim de disponibilidade.”

2) Silencia todas as vozes de incredulidade: Zacarias era um sacerdote, e segundo a Bíblia descreve, ele e Izabel sua mulher, viviam uma vida correta diante de Deus e obedeciam fielmente, as leis e os mandamentos do Senhor. Porém Zacarias não creu na mensagem entregue pelo anjo Gabriel, por causa da sua falta de fé foi silenciado. Quando Deus quer gerar algo grande, Ele silencia vozes de incredulidade.

3) Ativa uma voz profética: Apesar do grau de parentesco, Izabel e Maria, moravam distantes uma da outra. Izabel em Judá e Maria em Nazaré. Maria logo após receber a notícia de que geraria o messias, foi ao encontro de Izabel, que já estava no sexto mês de sua gestação. Ao entrar na casa e saudar Izabel, diz a Bíblia que a criança lhe “estremeceu no ventre” e Izabel cheia do Espírito Santo saudou Maria como a mãe do seu Senhor. Quem contou pra Izabel da gravidez de Maria? Quando Deus quer gerar algo grande, Ele aproxima pessoas que honram o que o outro carrega.

4) Não permite interferências humanas: Ao ouvir o anjo, Maria olhou para sua impossibilidade, pois ainda não havia se casado. A resposta recebida por seu questionamento, foi que o Espírito Santo desceria sobre Ela e o poder no Altíssimo a envolveria. Deus não divide sua glória com ninguém, por isso, quando Ele quer gerar algo grande, não permite interferências humanas.

5) Une Gerações: Izabel estava gerando João Batista, aquele que andaria no espírito e no poder de Elias. Malaquias profetizou a seu respeito (Malaquias 4.5). O mesmo Espírito que converteria coração de pais a filhos e de filhos a pais. Maria estava gerando Jesus, o Messias, que após a sua morte e ressureição, enviaria o Espírito Santo, onde filhos e filhas profetizarão, velhos terão sonhos e jovens terão visões (Joel 2.28). Deus é um Deus de gerações. Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Quando Deus quer gerar algo grande, Ele une gerações.

CONCLUSÃO: Deus está gerando algo grande neste tempo e está à procura de gente disposta a ver, honrar, temer, ouvir e crer. Você está disposto (a)?

Baixar carta