post-image

Um convite ao arrependimento

PASSAGEM BÍBLICA: II Crônicas 7:14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Nosso país enfrenta atualmente uma grave crise econômica, talvez uma das mais graves que nosso país já viu: muitas lojas estão sendo fechadas, pessoas estão perdendo seus empregos e, como consequência, temos visto o aumento da violência, principalmente em nosso estado.
Em um momento difícil como este, lembramos da promessa do Senhor feita ao Rei Salomão quando da dedicação do Templo ao Senhor: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” Nessa aparição ao Rei Salomão, o Senhor o instrui a respeito de como proceder diante de uma situação de crise. E nós precisamos aprender com esse texto a como proceder diante da crise.

Se nós atentarmos para o texto, perceberemos que há uma sequência determinada pelo próprio Deus:

1) Humilhação e oração: precisamos nos colocar em nosso lugar diante do nosso Deus e reconhecer a nossa dependência dEle;

2) Busca e arrependimento: é preciso reconhecer o pecado e deixá-lo, afinal, quem confessa seus pecados e os abandona alcança misericórdia (Provérbios 28:13). Uma vez abandonado o pecado, após o seu reconhecimento, nos voltamos ao Senhor;

3) O favor do Senhor: feito esse caminho, afastado o pecado que faz separação entre nós e o Senhor (Isaías 59:2), nos reaproximamos do Senhor e abrimos espaço para a Sua ação em nossa Nação.

Mas o convite ao arrependimento não é feito apenas à Nação, mas também ao indivíduo. Ao ser questionado pelos fariseus e mestres da Lei por comer e beber com publicanos e pecadores, Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.” (Lucas 5:31-32)

Esse também foi o convite feito por Pedro quando discursava no Templo, após a cura do paralítico de nascença que estava à Porta Formosa: “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e Ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.” (Atos 3:19-20).

Nós temos estabelecido como alvo da nossa Igreja ganhar almas. Para isto temos trabalhado e vivido a realidade dos GCEUs. Temos orado por um avivamento e para que Deus nos acrescente aqueles que serão salvos, assim como fez na igreja primitiva. Mas para que possamos viver tudo aquilo que Deus tem separado para nós, para que possamos ser alvo de um agir poderoso de Deus e ver seus milagres acontecendo em nossas reuniões, cultos e GCEUs, precisamos agir como o povo agia antes dos grandes moveres de Deus: precisamos nos arrepender!

Conclusão:

Por arrependimento entendemos a convicção do pecado pelo Espírito Santo que nos leva a mudar nossa atitude. O arrependimento é algo interior, que nasce dentro de nós, mas é revelado na nossa conduta. E se nós queremos viver a plenitude do que Deus tem para nós, precisamos nos arrepender e abandonar o pecado que nos afasta de Deus. Só então estaremos prontos para contemplar o manifestar de Deus em nossas vidas.

Baixar carta