post-image

Tristeza segundo Deus

PASSAGEM BÍBLICA: 2 Coríntios 7:10 - Bíblia A Mensagem
A tristeza que nos aproxima de Deus age assim. Ela abala nossas estruturas e nos leva de volta ao caminho da salvação. Jamais lamentamos ter experimentado esse tipo de dor. Mas quem permite que a tristeza o desvie de Deus vive cheio de remorsos, que podem levá-lo a um estado terminal.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Alguns acontecimentos em nossa vida são dolorosos e podemos afirmar que não temos nenhum prazer neles. Mas passado o momento de “crise” nós percebemos que foi melhor para nós por que eles nos tornaram mais atentos e cuidadosos. Por exemplo uma pessoa se inscreve em um concurso que ela deseja muito passar; mas não estuda o suficiente confiando em sua capacidade. Porem quando vem o resultado a resposta é “REPROVADO”. Se esta pessoa realmente pretende abraçar a carreira para qual fez o concurso, sua atitude imediata será “ficar triste”. Mas ao mesmo tempo interiormente surgirá um desejo maior de passar e ela vai tomando decisões interiores que garantam sua aprovação. Ela dirá a si mesma: “no próximo concurso eu passarei, vou estudar mais, farei reforço nos horários vagos e me dedicarei até nos fins de semana. Qual será o resultado? No próximo concurso certamente essa pessoa estará no grupo dos “APROVADOS” e não somente isso ela terá se tornado uma pessoa melhor, um aluno melhor e consequentemente um profissional melhor.

Perguntas: 1. Na sua opinião a reprovação dele foi boa ou má? Você já viveu algo assim? 

Na nossa vida espiritual, também existem esses momentos. Momentos que Deus usa para nos aperfeiçoar na presença Dele. Momentos dos quais até no envergonhamos. Quando Deus traz a Luz o pior de nós e não o melhor de nós. Nesses momentos precisamos nos lembrar de alguns princípios do Reino de Deus:

1º Deus não deseja nos destruir. Mas nos instruir.

Salmos 32:8 - Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.

Oséias 2:6 - Portanto, eis que cercarei o teu caminho com espinhos; e levantarei um muro de sebe, para que ela não ache as suas veredas.

Deus algumas vezes nos cerca com espinhos para nos manter no caminho e isso é uma demonstração de amor e cuidado.

2º A TRISTEZA SEGUNDO DEUS NOS TORNA MAIS VIVOS E SANTOS

Agora, digam-me: não são maravilhosos os caminhos que a tristeza toma para nos aproximar de Deus? Vocês estão mais vivos, mais cuidadosos, mais sensíveis, mais reverentes, mais humanos, mais apaixonados, mais responsáveis. Por qualquer ângulo, o resultado foi maior pureza de coração. Era isso que eu mais estava esperando quando escrevi a carta. 2 Coríntios 7:11-12 - Biblia A Mensagem

3º A TRISTEZA SEGUNDO DEUS OPERA O ARREPENDIMENTO PARA SALVAÇÃO.

“Arrependimento é a soma de vários sentimentos e decisões profundamente angustiantes que resultam da ação do martelo da Palavra nas mãos do Espirito Santo, que implode e destrói a lógica do pecado e tira a paz do pecador. Tristeza, angustia, vergonha e indignação consigo mesmo por ter cometido pecado são sentimentos benéficos na vida daqueles que desejam viver uma transformação interior que se manifesta no exterior por meio de atitudes nos levando a dizer como Isaias 6:2-4 “AI DE MIM”. Porem após tal contrição e transformação o resultado é um cristão Salvo e não um Cristão condenado. 

Conclusão: O que você Deseja? Ser Salvo ou condenado? Arrependa-se!

Aviso: Alinhando a visão em mantiquira sábado. Saída na porta da igreja as 08hs. Valor R$ 30,00 com almoço – todos com as camisas.

Baixar carta