post-image

Transformando adversidade em benção - idolatria e avareza

QUEBRA GELO: Me dá um dinheiro ai?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 19:16-22, Colossenses 3:5

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Deus não é contrario que uma pessoa deseje possuir bens. Mas, Ele condena a preocupação excessiva em obter e manter os mesmos. Dando-se aos bens uma importância essencial à vida e a felicidade. Quando na verdade eles “podem” servir de complemento. Mas, jamais de causa. Existem pessoas muito ricas que são infelizes e outras muito pobres que são felizes.

LOUVOR: Quero me apresentar a ti hó Deus.

As pessoas que dão mais valor ao ter do que ao ser, comumente acreditam em três mentiras: 

a) Que Cada pessoa é dona do que possui. Refutação: 1Cr.29:12
b) Que a vida consiste na abundancia de bens. Refutação: Pv.16:8
c) Que todo tipo de ganho é bom. Refutação: Pv.14:12

Essas mentiras o Diabo usa para plantar avareza no coração dos homens. (Avareza significa apego demasiado e sórdido ao dinheiro. Avareza é a falta de generosidade é a mesquinhez, a sovinice, a insignificância e miserabilidade). A avareza é filha do egoísmo ela também é chamada de Idolatria na bíblia. Col.3:5. 
Os que são avarentos não tem herança (vida eterna) no Reino de Deus.

Efésios 5:5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

Como nós podemos nos livrar de sermos enganados pelos argumentos e mentiras de satanás em nossa vida financeira?

1° Não devemos aceitar vantagens ou propor vantagens que não  sejam fruto da verdade.
Ligações indevidas de energia, tv, internet, etc. Nos tornam vitimas da avareza.
Efésios 5:11 - E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.

2° Não devemos dar o nosso dinheiro com (usura) pena. Mas administra-lo no temor do Senhor.

Salmos 15:5 - Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

O ato de dar o dízimo e de ofertar na casa do Senhor deve ser uma atitude de gratidão a Deus. Assim como auxiliar ao nosso próximo com nossas finanças. II Coríntios 9:7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

3° Não devemos amar mais ao dinheiro do que a pessoas e a Deus.

I Timóteo 6:10 - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Lucas 16:13 - Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Lucas 12:34 - Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

CONCLUSÃO: Na história Deus sempre reprovou os avarentos e cobiçosos a exemplo de: Acã (Josué 7), Nabal (1Samuel 25), Geazi (2Reis 5:20-27), Judas (Matheus 26:14-16, Jo.12:6), etc. Mas sempre abençoou os generosos: Provérbios 11:24 - Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. 25 - A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.26 - Ao que retém o trigo o povo amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do que o vende.

AVISO: ajude a barraca do GCEU no LOUVOR RURAL. 

Baixar carta