Carta Pastoral

SÉRIE DA REFORMA - SOMENTE A DEUS A GLÓRIA

07/12/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Qual era, o seu Super-herói preferido na Infância?

LOUVOR: A Deus demos glória

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Estamos vivendo tempos dos ídolos. Um dos sinais desta idolatria, são as pessoas que na tentativa de serem como seus ídolos, mudam a cor do cabelo, dos olhos, de estilo e alguns mais radicar mudam de sexo, de família e trocam a verdade de Deus por mentiras.

Romanos 1:21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Porem pior que ser um idolatra é querer ser um ídolo. Nós não fomos feitos para sermos adorados, nenhum ser por melhor que seja tem condições de receber adoração. Lúcifer desejou ser adorado e por isso tornou-se satanás.  Nos tempos da Reforma Protestante o Clero (Papa, padres, frades, etc.) exigia total e completa obediência ao que eles falavam, e sua santidade o Papa era reverenciado como um Deus. Soli Deo Gloria (só a Deus a Glória) é o princípio pelo qual toda glória é dada a Deus no processo de salvação, mas também que, durante nossa vida neste mundo, nenhum ser humano é digno de glória. A vida do cristão é vivida diante de Deus e sob sua autoridade. Isso é para a glória de Deus. “A ele seja a glória eternamente! Amém”. Romanos 11.36;

Por Que só a Deus glória?

1º Por que somente Deus é perfeito e plenamente confiável.

Salmos 146:3 - Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.4 - Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. 5 - Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus. Não devemos por nossa total confiança, em homens falhos e frágeis como nós. Pois, eles assim como nós, são passageiros. Quem é hoje, amanhã pode não ser mais. Porém, se pormos nossa confiança em Deus, ele é eterno e não muda (de intenção). Os planos de Deus são os que prevalecem sempre. Provérbios 16:1 - DO homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.2 - Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.3 - Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

2º Por que só Deus conhece o nosso coração.

I Samuel 16:7 - Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

Salmos 139:2 - Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 - Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 - Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

Só a Deus a Glória pois só ele nos conhece no íntimo.

3º Por que somente em Deus há perdão cura e salvação.

Salmos 103:2 - Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.3 - Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades,4 - Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, 5 - Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. 6 - O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos.

CONCLUSÃO: Cremos, que nenhum homem na face da terra, é capaz de fazer o que Deus fez por nós. Ele deu seu filho unigênito, para morrer pelos nossos pecados, por amor a nós. Ele nos enviou Jesus para nos dar vida e vida com abundância. E por fim ele nos levará para habitar com ele na eternidade. Não há Deus como o nosso Deus. A Deus toda glória!
 

Baixar Carta