post-image

Uma nova chance

QUEBRA GELO: Uma Segunda chance,seja cheio do Espirito Santo Para esta dinâmica você precisará de 3 tipos de bexigas (todas VAZIAS):
1) Bexigas normais, de qualquer cor.
2) Bexigas com UM furo, aconselho a fazer um furinho com algo mais grosso que uma agulha porque senão não vai dar muito certo! Mas também não pode ser um furo muito grosso. Não importa a cor também.
3) Bexigas com VÁRIOS furos, também furos não muito grandes nem muito pequenos. Também não importa a cor delas.
Você vai entregar uma bexiga para cada um (se certifique que no meio das pessoas estejam presentes os três tipos de bexigas).
Lembre-se: É brincadeira!! Diga a elas pra que elas encham as bexigas e amarrem-a, obviamente acontecerão 3 coisas diferentes:
1) As pessoas das bexigas normais conseguirão enchê-las normalmente.
2) As pessoas das bexigas com um furo, conseguirão enchê-las... mas elas logo murcham.
3) As pessoas das bexigas com vários furos nem ao menos conseguem enchê-las. E então você vai explicar que algumas pessoas são como as bexigas que contém vários furos: Elas não conseguem se encher do Espírito Santo, nada entra. E que também existem pessoas como as bexigas que contém um furinho, se enchem do Espírito Santo mas rapidamente se esvaziam!
Mas que também existem aqueles que se enchem do Espírito Santo e não se esvaziam mais! Diga que é assim que devemos ser sempre, CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO... SEM NOS ESVAZIAR!
Troque as bolas furadas por bolas normais e diga ,talvez até qui você permitiu que algo roubasse sua fé e sua comunhão ,mas, hoje o Senhor te dá uma nova oportunidade para ser cheio do Espirito Santo.

PASSAGEM BÍBLICA: : Jn 2:10 - 3:6

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Não há uma única pessoa que não tenha experimentado o fracasso neste mundo. Às vezes, as falhas na vida podem deixar ferimentos graves que não são facilmente curados. No entanto, o fracasso pode ser encarado como um treinamento para um amanhã melhor. Na falha devemos nos humilhar e encontrar a vontade do Senhor. Pois Deus nosso Pai, sempre nos dará uma nova chance!

- JONAS DESOBEDECEU A VONTADE DE DEUS (JN 1:2-3)

Nínive era uma metrópole da Assíria. Tinha 76 Km de perímetro, igual a três dias de caminhada. Foi fundada por Ninrode (aquele que deu início a Torre de Babel). Era a sede da deusa Ishtar, ou seja, uma cidade com um alto nível de idolatria. Provavelmente era a maior cidade do mundo naquela época. Cidade que reinava sobre os reis da terra.

Deus disse a Jonas para ir a Nínive e pregar a Palavra de Deus. No entanto, como Jonas não queria pregar a Palavra em Nínive, pois era seu país inimigo, ele desobedeceu a Deus e tomou um navio para Társis.

Todos os problemas começam com uma vida autocentrada, diferentemente duma vida centrada em Deus. Ou seja, todos os nossos problemas começaram, quando declaramos:” seja feita a minha vontade”.

Depois que o apóstolo Paulo encontrou Jesus ele confessou: "Eu fui crucificado com Cristo e vivo pela fé no Filho de Deus" (Gl 2:20). Só Jesus deve ser o Senhor da nossa vida. Portanto, devemos sempre buscar primeiro a vontade do nosso Deus. (Mt.6:33)

2º JONAS ENCONTROU A TEMPESTADE (JN 1:4)

Jonas desobedeceu a vontade de Deus e embarcou em um navio para Társis e encontrou uma tempestade (Jn 1:5). Provações e problemas surgem quando tentamos viver de acordo com a nossa vontade. Ou, como aconteceu com Abraão, José e Moisés, o problema pode vir como um tratamento de Deus para nos tornar melhores e maiores. Quando estamos nesta situação de apuros, precisamos saber que a vontade de Deus é que nos arrependemos, retornamos ao Senhor e firmamos nossa fé. Quando fizermos isso, Deus transforma nossas dificuldades em bênçãos.

Rm 5: 3-4 – “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”

Quando Jonas percebeu que a violenta tempestade havia chegado ao navio por causa de sua desobediência, ele disse aos passageiros para jogá-lo no mar (Jn 1:10-12). Depois que Jonas enfrentou a tempestade, ele começou a ser quebrado

PERGUNTAS: Você já fez algo errado ou tomou uma decisão errada achando que estava certo? Como você se sentiu ao perceber que estava errado(a)?.

Foi dada uma segunda chance a Jonas (Jn 2:9)

Jonas, agora transformado, deu graças ao Senhor e confessou que cumpriria seu voto a Deus e que a salvação vinha do Senhor. Então o peixe vomitou Jonas em terra seca (Jn 2:10). Quando saiu da barriga do peixe, Deus deu a Jonas mais uma vez uma missão (Jn 3:1-2), e através da pregação de Jonas (Jn 3:3) Nínive teve um grande avivamento (Jn 3:4-5).

Uma crise é um processo para um amanhã melhor. Use as crises para criar uma oportunidade para a fé. Quando nos arrependemos, podemos avançar e o Senhor certamente nos encherá de mais bons frutos, ainda melhor do que antes.

CONCLUSÃO: Se você estiver em uma situação de dificuldades e voltar-se ao Senhor, Ele lhe atenderá.

ATENÇÃO: Vamos começar os preparativos para o louvor Rural.

Baixar carta