Carta Pastoral

RESGATANDO VALORES PERDIDOS

18/10/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Você já perdeu algo dentro da sua própria casa?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 15:9 9 - E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Na nossa trajetória, no decorrer da nossa caminhada perdemos muitas coisas, algumas julgamos sem valor e por isso não damos a devida importância, outras consideramos importantes como o trabalho, a vida profissional, a faculdade, as tarefas de casa….  E como consequência perdemos valores que aprendemos desde a infância, valores como: intimidade, respeito, admiração, prazer de estar juntos, risos, companheirismo, amor…. Vamos ler Lucas 15: 8 e 9. 

O texto diz que a mulher deu falta..,(Deu falta de uma dracma – ela sentiu falta de um valor) algo que podia comprometer um dia de trabalho (era o valor da drácma nequela época). Tavez você tenha trabalhado muito para garantir o bom andamento da sua casa, acorda cedo, chega tarde, as tarefas de casa que nunca acabam… com tanta coisa pra fazer que nem mesmo se deu conta que está faltando algo.

Nem percebeu que os filhos estavam se afastando de Deus e da Família
Nem percebeu que o esposo perdeu a alegria de estar em casa
Nem percebeu que a esposa perdeu o prazer.
A mulher poderia sentar e reclamar, chorar, culpar alguém, se culpar… 
mais ela tomou atitudes que resgataram o Valor perdido:

1º A MULHER ACENDEU A LUZ - Não conseguiremos achar o que está perdido no escuro, precisamos de luz. A palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés. Nela encontramos tudo o que precisamos para resgatar valores perdidos.
Salmos 119. 92 diz: “Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia”
A palavra de Deus estabelece princípios para ter alegria no lar. (Salmos 128).
A palavra de Deus nos ensina como disciplinar os filhos. (Provérbios 13.24).
A palavra de Deus ensina como devo ser como esposa. (1Pedro 3.6)
Apalavra de Deus ensina como devo ser como esposo. (1Pedro 3.7)

2º A MULHER VARREU A CASA - Varrer significa jogar fora tudo o que não faz parte da casa, e isso tem que ser um ato contínuo, você não varre a casa uma vez no ano?! Não podemos limpar por cima para dar a impressão que foi limpa, é necessário uma faxina. Quantas sujeiras permitimos entrar dentro da nossa casa pela.. internet, televisão, revistas… inserindo valores, educando os nossos filhos na nossa frente! Faça uma faxina em sua casa e resgate os valores perdidos!
Provérbios 8:13 - O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.

3º A MULHER PROCUROU DILIGENTEMENTE - Talvez a brecha foi você mesmo quem abriu com suas atitudes trazendo ou permitindo que impurezas entrassem em sua casa. Busque em todas as áreas onde você pode ter perdido o valor que te falta. Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

CONCLUSÃO: O Resultado desse esforço intencional, foi que a Dracma perdida foi encontrada. Quando valores são restaurados há festa! 

Nesses momentos precisamos testemunhar do poder de Deus e de sua Palavra na restauração dos valores perdidos. JESUS VEIO RESGATAR O QUE SE PERDEU!
 

Baixar Carta