Carta Pastoral

DO INICIO AO FIM

22/11/2018 - Autor: Pr Natanael Lima

QUEBRA GELO: Você já começou algo e desistiu? E depois se arrependeu de não ter continuado?

PASSAGEM BÍBLICA: Josué 1:9 | 9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Se existe algo que tem faltado para muitos, é perseverança. Muitas pessoas começam, mas não terminam o que começaram. Perdem o foco com facilidade, quando chegam ás dificuldades logo desistem. Algumas pessoas não tem forças para continuar lutando e por isso também desistem. Mas como podemos manter o nosso foco e alcançar as metas estabelecidas por Deus para nossas vidas? Como permanecer firme do inicio ao fim? 

1º Tenha a certeza de que Deus esta contigo no inicio da jornada. (Js.1:1-2)
Lucas 14:28 - Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
No texto, nos vemos que não foi Josué quem decidiu conquistar. Mas foi Deus quem o convocou. Muitos acabam não chegando ao fim por que na verdade não deveriam ter começado. Tudo que Deus faz permanece. (1Jo.2:17)

2º Mantenha-se convicto de que Deus não te abandonará. (Js.1:5)
Josué 1:5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Uma vez que temos a convicção de que Deus está conosco, é preciso então não perder o foco da vontade de Deus. Existiram oposições e dificuldades internas e externas. Fortaleça-se em Deus.

3º Lembre-se de lutar com as estratégias de Deus sendo fiel a sua Vontade. 
Josué 1:8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
     Não bastar se lançar na luta. É preciso lutar segundo as regras. II Timóteo 2:5 - E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.

Em Josué 1:8 encontramos a expressão: “então farás prosperar” essa expressão estabelece como condição para ser bem sucedido, fazer a vontade de Deus.

4º Deus estará com você no final. (Js.1:9)
Josué 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Assim como é importante ter Deus no inicio, assim também é importante te-lo ao final da Jornada. Provérbios 3:5 - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.6 - Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 

CONCLUSÃO: O SEGREDO para não desistir no caminho: É ter o Senhor do inicio ao fim dele. Boa jornada!

Baixar Carta