Carta Pastoral

Baixar Carta

FORÇA NA FRAQUEZA

14/03/2019 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Você já precisou ser forte em um dia difícil?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: É comum em nossas vidas, após uma perda ou uma desilusão, ficarmos em um estado de “paralisia” algumas pessoas param tudo. E acabam tendo dificuldade de recomeçar a vida. Não estou dizendo que não podemos ficar tristes com as perdas e desilusões. Estou dizendo que não devemos fazer destes lugares, lugares pra se viver.  Vamos ler (Atos 8:1 a 8). O texto nos fala de um tempo difícil para a Igreja. O Diácono Estevão que se tornara um poderoso evangelista (Atos 6:8 e 10). Fora morto, dando início a uma perseguição contra a igreja. Talvez em nosso tempo, alguns diriam: “vamos nos calar”, “temos família pra cuidar”, “se é de Deus a obra por que isso esta acontecendo?”. Vamos ficar quietos!

Mas não foi isso que a Igreja fez. Qual foi a atitude dos Cristãos perseguidos? E o que podemos aprender com eles?

1º Eles não se acovardaram. A morte de Estevão, não se tornou um argumento para PARAR. Mas sim para AVANÇAR. Provérbios 24:10 - Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. Não devemos parar diante das adversidades, para pregar o evangelho. É preciso prosseguir. A obra de Deus precisa de pessoas que compreendam as coisas naturais como consequências espirituais. Estava acontecendo uma batalha espiritual e em tempos de Guerra recuar não é a opção. Hebreus 10:38 - Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

2º Eles transformaram a perseguição em oportunidade. - O texto diz que os “dispersos” iam por “toda parte” pregando a palavra. Veja bem, eles estavam sendo perseguidos por “pregar a palavra”. Mas ao invés de se calarem, ele continuaram pregando. Não transforme dificuldades em impedimentos, para pregar a palavra de Deus. Algumas vezes Deus nos coloca em ugares difíceis, para que possamos pregar onde não escolheríamos pregar. Josué 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

3º Em meio a perseguição. Deus confirmou a sua presença por meio de Poder. Atos 8:7 - Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. Deus sempre vai respaldar a direção que ele nos dá. “Os sinas seguem os que creem”. 

CONCLUSÃO: Como resultado da persistência dos discípulos empregar a palavra de Deus, toda uma CIDADE ficou alegre. Deus quer nos usar para alcançar a nossa cidade. IMW SURUÍ – UMA IGREJA PARA CIDADE!

Baixar Carta