Carta Pastoral

Baixar Carta

A VERDADE DA MENTIRA

21/03/2019 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Você sabe fazer alguma magica?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: (Leia João 8:32,40-44) Mentir é de forma proposital fazer declarações falsas ou parciais que envolvem pessoas ou acontecimentos. Também é o exagero ou a invenção de relatos sobre os mesmos. A mentira pode ser classificada da seguinte maneira:

Existe a  Mentira – mentira – Essa é fruto do maligno na vida de uma pessoa. Seu propósito é prejudicar.
Existe a Mentira – verdade – Essa é o fruto de quem ouviu uma mentira e acreditou como verdade. Seu proposito é separar.  

Existe a verdade – mentira – Essa é quando a verdade é dita com acréscimo de fatos que não ocorreram. Seu proposito é enganar. Para continuar mentindo.

Nos dias atuais, é vergonhoso como se lida levianamente com a mentira. Em geral ela é considerada pelos que não conhecem a Deus como inofensiva, até mesmo uma necessidade da vida e, em última análise, como algo bom. Mas quais são as verdades sobre a mentira?

1º O Pai da mentira é o diabo - 44 - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

2º Foi com uma mentira que o pecado entrou no mundo - Satanás mentiu aos primeiros seres humanos: "É certo que não morrereis... mas sereis como Deus" (Gn 3.4-5).

3º. A mentira cria uma falsa certeza, falsa segurança (Is 28.15). - "Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte, e com o inferno fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos."

4º.Deus detesta a mentira (Ler: Pv 6:19; 12.22; Jr 23.32). Aqueles que mentem são excluídos da presença de Deus. A Bíblia diz em Salmos 101.7 “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.” Entretanto, os que falam a verdade habitarão com Ele (Sl 15.1-4).

CONCLUSÃO: Verdade é reconhecer a mentira como aquilo que ela é: um pecado que nos separa de Deus. Pensamento: “Muitos amam a mentira. Poucos amam a verdade. Pois podemos amar a mentira de verdade, mas não podemos amar a verdade de mentira…” Rabi Yaacov Yitzchak de Pshischa.

Baixar Carta