post-image

Mordomos das finan

QUEBRA GELO: Quanto você gostaria de ganhar por mês?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: (Leia 1Cr. 29:09-14), (Leia Lc. 8:1-3) e (At. 4:34-37) – Todos nós sabemos o poder do dinheiro. Muitas atrocidades, tem sido cometidas, por causa da ganancia por ele. Valores desviados da administração publica, roubos de bancos, venda de drogas e também de remédios feitos pelas industrias farmacêuticas que não curam. Tudo por causa da ganancia e do amor ao dinheiro. Nós cristãos também precisamos DE dinheiro e não DO dinheiro. O Bispo Joás Pereira Cavalcante disse certa vez: “O Dinheiro como servo é muito útil. Mas como senhor é um tirano.” Então qual deve ser a relação do Cristão com as finanças?

1º Entender que tudo que temos nos foi CONFIADO por Deus para um propósito - I Crônicas 29:14 - Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. Deus nos concede recursos para que possamos utiliza-lo de maneira a cooperar com a vontade Dele. Que são: provisão familiar, socorro de necessitados e expansão do Evangelho. Logo tudo dinheiro que recebemos é na verdade uma oportunidade de Deus para sermos seus mordomos nessas áreas.

2º Devemos servir com os bens que nos foram confiados. Também para que a obra de Deus cresça.  Em Lucas 8 lemos que algumas mulheres serviam a Jesus com seus bens. É bem verdade que não existe aqui um valor estipulado. Mas entende-se também que o que era dado, supria as demandas do ministério de Jesus. Algumas pessoas dizem que os dízimos são coisas da Lei de Moisés. Porem a instituição dos dízimos é anterior a Lei. O primeiro a dar do Dízimo foi Abraão Gn.14:24. O dízimo é uma forma justa e proporcional de contribuição na obra de Deus. Jesus não revogou os dízimos. Mateus 23:23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

3º.Quando a igreja nasceu, a mordomia das finanças e bens foi ampliada. No livro de Atos capítulos 2 e 4 vamos ver que a comunidade cristã, não somente entregava os dízimos como vendiam suas propriedades e confiavam na administração dos apóstolos. Entendo que não seja possível isso hoje. Logo os dízimos seriam o mínimo a ser devolvido e não o máximo. 

CONCLUSÃO: Sei que existem muitos que se aproveitam da fé para explorar o povo. Mas não podemos esquecer que, os que são enganados muitas vezes   estão à busca de ganhar mais. (Leia ITm. 6:10)

Baixar carta