Carta do GCEU

Baixar Carta

NÃO OLHE SOMENTE PARA RETROVISOR

03/09/2020 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: O que foi bom no seu passado, o que está bom no seu presente e o que você espera no seu futuro?

PASSAGEM BÍBLICA: Filipenses 3:13,14 - Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Leia: Filipenses 3:13,14 - Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Viver é um processo de construção, aprendizado e desenvolvimento experimentado diariamente de forma coletiva e individual. Nesse processo, existem três (3) dimensões a serem consideradas. São elas: Passado, presente e futuro. No texto que lemos, é possível constatar essas três dimensões claramente. Vejamos qual a aplicação dada pelo apostolo Paulo a essas três dimensões:

1º A Primeira dimensão é o PRESENTE – Ele diz: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, ”. O apostolo Paulo parte da sua condição presente. Ele constata que falta a ele algo, que ainda não está pronto ou completo. Mas você não vê, em Paulo, uma queixa ou descontentamento. Isso nos fala de aceitação. Ele está consciente de suas imperfeições, mas, não rejeita a si mesmo e nem renuncia ao processo de aperfeiçoamento. Você estar aqui hoje, é uma dádiva um “PRESENTE”. Mesmo que as coisas não estejam como você gostaria, você tem a oportunidade de continuar buscando ser o que você deseja ser. Nós estamos em construção (Leia Filipenses.1:6) nós estamos em obra! Use o seu celular e olhe para você. O que você vê, o que você gosta? (Pode ser algo exterior ou interior). “Porque, como imagina em sua alma, assim é…” (Provérbios 23.7) – sua autoimagem pode definir sua autoestima.

2º A Segunda dimensão é o PASSADO – Ele também diz: “mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás”. Nessa parte do texto, o apostolo Paulo fala do passado. Ele nos dá qual foi a sua forma de agir com seu passado. Ele diz: Eu deixei o passado no passado! Infelizmente existem pessoas que vivem o PASSADO no PRESENTE. E por isso não conseguem perdoar ou se perdoar, não conseguem confiar em mais ninguém, não conseguem desfrutar da pessoa que se tornou por estar preso a pessoa que foi no passado. A Bíblia diz: II Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. É possível aprender com o passado, mas jamais será possível revive-lo. Logo o passado pode ser lembrado (pois não ocorreram somente coisas ruins). Mas jamais poderemos voltar até lá para consertar nada pois isso faz parte do PRESENTE. Pegue o seu celular ligue a sua câmera frontal e tente andar para frente olhando SÓ para trás.

3º A Terceira dimensão é o FUTURO – Por fim Paulo declara: “avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Paulo olha para o seu futuro com expectativa e esperança. Aleluias! Ele diz: eu vou seguir em frente, não vou parar! Tem um prêmio me esperando! Muitas pessoas olham para o seu futuro com desesperança, sem expectativas e incrédulos quanto a bondade de Deus para si. Mas Deus tem planos gloriosos mesmo para essas pessoas: Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14 Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte;

CONCLUSÃO: Os carros possuem dois duas formas de olhar a pista. Pelo retrovisor e pelo para brisa (vidro da frente). O retrovisor é bem menor que o para brisa. Você pode olhar para o PASSADO de vez em quando, mas seu olhar PRESENTE precisa estar no FUTURO. Como você está dirigindo a sua vida? Para onde está olhando?

Baixar Carta