Carta do GCEU

Baixar Carta

LEMBRA-ME DE MIM

15/10/2020 - Autor: Pr Natanael Lima

QUEBRA GELO: Qual a lembrana mais marcante que voc tem

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 23:33-34, 39-43

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Vamos ler: Lc.23:33-34, 39-43
Pergunta: Ao ler o texto qual ou quais os sentimentos que você tem?

INTRODUÇÃO: O relato da crucificação de Jesus juntamente com dois malfeitores, é a demonstração visível do quanto Deus a si mesmo se humilhou, para salvar a humanidade. Jesus não morreu como nobre, apesar de ser nobre a causa de sua morte. Ele mesmo sendo justo, morreu como injusto. Tudo isso para que eu e você hoje pudéssemos ter vida em abundância. Aleluias!

Mas no relato da crucificação, temos além de Jesus, dois homens que foram crucificados com Ele. Um a direita e outro a esquerda. A bíblia diz que o da esquerda blasfemava contra Jesus (V.39). Mas o que estava à direita de Jesus o repreendia e reconhecia que Jesus era justo e que não merecia estar ali (v.40-41). Esse mesmo homem, fez um pedido a Jesus: Lucas 23:42 - Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
Eu tenho uma pergunta a lhes fazer: Que tipo de lembrança Jesus teria daquele homem? Jesus se lembraria das coisas que ele fez que o levaram até aquele momento, ou Jesus se lembraria das coisas que ele (o malfeitor) fez estando crucificado?
✓ Você gostaria que Jesus se lembrasse das coisas que você fez sem Ele ou das que você fez com Ele?
Se o pedido era para que Jesus lembrasse dele durante a crucificação, do que Jesus se lembraria?

1º Jesus se lembraria do seu temor a Deus – Aquele homem pode ter vivido uma vida fora da vontade de Deus. Mas ele soube reconhecer a Deus. A expressão: “Nem mesmo temes a Deus” denuncia uma consciência de Juízo de Deus sobre a sua vida. João 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

2º Jesus se lembraria de que ele reconheceu ser um pecador - O homem reconheceu que merecia a condenação Lucas 23:41 - E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. Existem pessoas que pecam e não querem viver as consequências de seus pecados. Acreditam que Deus tem a obrigação de perdoa-las. São pessoas como o malfeitor da esquerda que gritava: “se tu és o cristo salva-te a ti mesmo e a nós”. É verdade que Deus prometeu salvação, mas só podem ser salvos os que se autodeclaram perdidos. Provérbios 28:13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
Por que as pessoas têm dificuldade de se declararem culpadas? Se você errar você assume seu erro com facilidade?

3º Jesus lembraria que ele confiou o seu futuro em suas mãos “Lembra-te de Mim quando entrares no teu Reino”. Aquele homem entregou a sua vida na sua morte nas mãos de Jesus. No momento de maior desesperança, ele teve esperança. Esperança em Jesus

CONCLUSÃO: A Resposta de Jesus para aquele homem arrependido, para aquele que no momento do sofrimento reconheceu quem era Jesus e para aquele pecador perdoado foi: Hoje mesmo estarás COMIGO no paraíso. Talvez você hoje precise dar os passos que este homem deu. Entregue-se a Jesus.

Baixar Carta