Carta do GCEU

Baixar Carta

RESSUSCITADOS

22/10/2020 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Ao conhecer Jesus, o que deve mudar na vida de uma pessoa

PASSAGEM BÍBLICA: Romanos 6:23 - Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Efsios 2:1 - Ele vos deu a vida quando estveis mortos pelos vossos delitos e pecados,

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Efésios 2:1 - Ele vos deu a vida quando estáveis mortos pelos vossos delitos e pecados,

Pergunta: Ao ler os textos o que mais fala contigo?

INTRODUÇÃO: Desde o início da criação, a consequência primária para o homem após o pecado, é a morte. E não é uma morte possível, é uma morte certa. Declarada pela boca do próprio Deus como uma sentença irrevogável, registrada em Genesis 2:17 “certamente morrerás”. Sabemos que por causa da desobediência de Adão o pecado entrou no mundo (humano) e por meio dele a morte passou a todos os homens. Romanos 5:12 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Pergunta: Segundo os textos lidos, qual a condição espiritual do homem após a queda? (Leia novamente Ef.2:1 e responda)

Concluímos então, que todos os homens estão mostos sem Cristo Jesus!
Mas, a Bíblia nos diz que existe solução para esses mortos: JESUS!

Durante seu ministério na terra Jesus realizou três ressurreições. São elas:
✓ A filha de Jairo (Mc.5:39-43)
✓ O filho da viúva de Naim (Lc.7:11-16)
✓ Lázaro morto o morto sepultado (Jo.11:34-43)

Cada uma dessas pessoas representam um estado de morte. Vejamos:
1º A filha de Jairo – Representa pessoas que estão dentro da Casa do Pai (Na igreja), e que cultivam pecados em seus corações. Pessoas que fazem planos para pecar do tipo: Quando eu puder...eu vou...., se vier falar comigo vai..., etc. essas pessoas já estão mortas pois as coisas que elas produzem não manifestam vida de Deus. Quando jesus chega para essas pessoas ele faz três coisas:

A) Ele tira todos que cooperam com o ambiente de morte.
B)
Ele chama aqueles que amam essa pessoa para verem o milagre.
C) Ele a toma pela mão e ordena: Levante-se!

2º O Filho da viúva de Nain – Representa as pessoas que já não ocultam mais o seu pecado. Pessoas que são levadas pela multidão, em seu enterro público. Enterro do testemunho, enterro da reputação, enterro dos dons (Gente que tocava, cantava, pregava Jesus. Mas agora, fazem isso para as trevas). Quando Jesus chega na vida dessa pessoa ele para o enterro e diz: Lc.7:14 – “Eu te ordeno! ” – Significa faça o que estou te dizendo. E então o poder da ressurreição se manifesta.

3º Lazaro o morto sepultado – Lazaro, representa aqueles a que Jesus ama. Mas, que estão tão envolvidos com uma vida de pecado, que parece impossível retira-los de lá. Mas quando Jesus chega, o impossível torna-se possível. Em Lázaro vemos o milagre em três momentos.
1° O momento da fé dos que estão vivos: Tirai a pedra
2° O momento em que o morto ouve a voz de Jesus
3° O momento em que os vivos desatam o que estivera morto

CONCLUSÃO: Todos nós fomos ressuscitados para ressuscitar outros. Você conhece alguém que está como a filha de Jairo, como o filho da viúva ou como Lázaro? Creia e proclame ressurreição sobre ele. Mas talvez você seja um deles então ouça: Em nome de Jesus Ressuscita!

Baixar Carta