post-image

Não peques mais

QUEBRA GELO: Você já foi acusado injustamente?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Leia João 8:1-11
Pergunta: Dos personagens que aparecem no texto, com qual você se identifica hoje? A mulher, os acusadores ou com Jesus?

INTRODUÇÃO: Penso que somos muito parecidos com essa mulher e também com seus acusadores.

Com seus acusadores, por que temos a mania infundada de nos acharmos irrepreensíveis, capazes de sermos promotores dos outros – sejam cristãos ou não – temos a ilusão da perfeição, até nos depararmos com Cristo, com o qual ainda tentamos nos auto justificar com diversos argumentos humanos, e, do qual recebemos a mesma confrontação: olhe para si mesmo, e se em ti não há erro acuse-a, e saímos desconsertados, pois não conseguimos esconder nosso erro daquele que conhece cada centímetro de nosso coração.

Com a mulher, pois muitas vezes conhecemos a vontade de DEUS, Sua lei, e teimamos em transgredi-la, até que somos descobertos e humilhados por aqueles que querem apenas testar o nosso Senhor, recebemos de DEUS o perdão e nosso coração chora de vergonha, alegria e amor, com a promessa de que nenhuma condenação há para aqueles que estão no Senhor e com a convicção de que com Cristo não pecaremos mais!
Como jesus lidou com os acossadores e com a mulher pecadora?

1º Jesus conhece os corações - Jeremias 17:10 Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. Os acusadores queriam ter direito, a mulher queria perdão e Jesus desejava salvar os dois. Mesmo que nosso coração perverso, possa nos levar a cometer erros na busca de justiça. Jesus está pronto a nos fazer refletir sobre nós mesmos, para então, sabermos como tratar aos outros. Lucas 6:31 - E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

2º Jesus não acusou a ninguém. É muito comum pessoas utilizarem-se da falha dos outros para justificar as suas. Porem Jesus entregou os acusadores a si mesmos. Nós podemos mentir para as pessoas, mas jamais conseguiremos mentir para nós mesmos. Nós conseguimos até enganar a nós mesmo. Mas, jamais conseguiremos mentir. Pois sabemos a verdade sobre nós. Jesus certamente sabia dos pecados daqueles homens. Mas Ele não proferiu uma palavra a esse respeito. Ele simplesmente os deixou a sós com suas próprias consciências. I Timóteo 1:5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

3º Jesus absolveu a todos - João 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Comumente, se observa somente a absolvição da mulher. Mas na verdade, os acusadores dela também foram absolvidos. Quando cada um deles foi sendo convencido por sua própria consciência de seus pecados, eles puderam mudar a sua atitude inicial. E a mulher teve uma nova chance.

CONCLUSÃO: jesus deseja que possamos perceber, que, Ele veio para todos. Para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna.
Uma vez que fomos absolvidos pela graça de Deus. Só nos resta cumprir a ordem de Jesus: Vá e não peques mais.

Baixar carta