post-image

Paternidade resolvida

QUEBRA GELO: Você é filho de quem?

PASSAGEM BÍBLICA: João 1:1-5,10-14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Pergunta: De acordo com texto responda: Quem são os filhos de Deus?
INTRODUÇÃO: Hoje no brasil, 2.200 crianças em média são adotadas por ano. A adoção é um ato de amor e um ato divino. A adoção é caracterizada pela ação de tomar alguém como filho, tornando parte da família com todos os privilégios que o status de filho possui. O Salmos 68:5 diz: Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. Deus é um Pai que adota filhos. Sob o ponto de vista de criação
Deus criou UM homem, Adão. E UMA mulher, Eva. Gênesis 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus deu capacidade ao homem e a mulher de se multiplicar (procriar).

Pergunta: Você é filho de quem?
Segundo a Bíblia, nós fomos gerados de um pai biológico, e podemos ser adotados
por outros dois pais. Vejamos:

1º Todo ser humano é um filho biológico.
No texto encontramos as três formas biológicas, pelas quais o ser humano é gerado. João 1:13 - Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Nascer do Sangue – Significa herança Genética (todos nós temos).
Nascer da Carne – Significa nascer de um desejo somente. (Apetite sexual – gravidez indesejada ou não programada).
Nascer da vontade do Varão – Significa nascer de um desejo humano. (Um casal decide ter filhos).
Mas o versículo faz afirmação, de que somente ter nascido por alguma dessas formas, não nos faz ser filhos de Deus.

2º Todo ser humano a princípio nasce com a herança de Adão.
I Corintios 15:22 - Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. A herança de Adão é viver para satisfazer a sua própria vontade. Adão não obedeceu a Deus no Éden e quis viver independente de Deus por isso a morte entrou no mundo. Lúcifer havia feito o mesmo no céu. Ele dizia “serei semelhante ao altíssimo” (Isaias 14;14). Sendo assim, todos que vivem para satisfazer a si mesmo, são filhos do diabo. Por que vivem para satisfazer a sua própria vontade como o diabo faz. João 8:44 - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Sendo assim, somos filhos de Adão e podemos nos tornar filho do diabo.

3º Todo ser humano tem a oportunidade de ser FEITO filho de Deus.
Leia: João 1:12 e Gálatas 4:4-5 –
O texto de João diz que todos os que creem em Jesus, recebem O PODER de SEREM FEITOS filhos de Deus. Já o texto de Gálatas nos explica como isso acontece: somos ADOTADOS na família de Deus. Assim como um filho adotivo traz sua herança genética, mas após a adoção, ele passa a receber uma herança intelectual, emocional e espiritual, assim somos nós, quando somos FEITOS filhos de Deus. Por isso, nós temos duas naturezas a canal biológica de Adão e a Espiritual dada por meio da fé em Jesus para perdão dos nossos pecados. Em Jesus nós somos os filhos que foram abandonados por Adão. Mas que foram adotados por Deus por meio da fé, e por isso recebemos o Espírito Santo da promessa. Romanos 8:13-15
13 - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
(Painho).

CONCLUSÃO: Ser Filho de Deus não é algo para alguns. Todos que quiserem podem ser feitos filhos de Deus. Você é filho de quem?

Baixar carta