post-image

Escolhe, pois a vida

QUEBRA GELO: Qual foi a sua melhor escolha?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 8:40-56

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: A graça de Deus é uma realidade na vida de todos os homens, quer recebamos a Jesus como Senhor e salvador ou não, a realidade é a mesma. A saber: Jesus já morreu na cruz pelos pecados do mundo inteiro. I João 2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. Mas apesar de isso ser uma realidade no mundo espiritual, muitos não desfrutam da obra consumado de Jesus, por que não responder a ela com fé. João 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Isso significa que todos os homens precisam fazer uma escolha. Crer ou não crer no filho unigênito de Deus. Essa escolha também vai definir nossas atitudes de fé. Tiago 2:26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Jairo creu, mas também manifestou essa fé por meio de ações e atitudes interiores. O que podemos aprender com Jairo?

1° Quem escolhe a vida quebra paradigmas - Paradigma é um modelo ou padrão a seguir. O texto diz que Jairo era principal da sinagoga (lugar onde os judeus estudavam as escrituras). Não ficava bem para Ele procurar a Jesus. Mas ele tinha morte em sua casa, por isso não considerou o que ele tinha (conhecimento). Mas sim o que ele não tinha (vida). Sua filha estava morrendo. Quando escolhemos a Jesus, escolhemos chegar diante dele, não com o que nós somos, mas sim por aquilo que Ele é. Jesus é vida! João 3:36 - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

2º Quem escolhe a vida rompe com os sofismas - sofisma significa um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, apresentada com aparente lógica e sentido, mas com fundamentos contraditórios e com a intenção de enganar. Um sofisma clássico é: "Se comer vegetais emagrecesse, elefantes e hipopótamos não seriam gordos." Mas a verdade é, que tanto o metabolismo desses animais, quanto a quantidade que eles consomem, são as verdadeiras causas do grande peso que possuem. Na vida cristã podem existir alguns sofismas, o mais clássico é: “Deus conhece o meu coração, ele sabe que eu não queria fazer isso”. Que Deus conhece nossos corações isso é certo. Mas
o resto não. Jairo quebrou o sofisma de que Jesus não era o messias e foi ao seu encontro. Existem pessoas presas por falsas crenças. Lucas 8:50 - Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.
Você tem alguma dúvida sobre a fé?

3° Quem escolhe a vida se rende e adora a Jesus – Jairo teve duas atitudes, que revelaram seu coração e sua condição para Jesus.
- A primeira atitude foi de rendição - Lucas 8:41 - E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa; Jairo não considerou sua posição diante da multidão. Ele desceu de um lugar mais alto para um mais baixo.
Ele não foi orgulhoso. Ele não estava preocupado com o que iam falar dele.
- A segunda foi rogar a Jesus que fosse a sua casa - Marcos 5:23 - E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. Escolhemos a vida, quando decidimos clamar aquele que é o dono de toda a vida. João 5:26 - Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; Deus promete em sua palavra, responder o nosso clamor. Jeremias 33:3 - Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

CONCLUSÃO: Deuteronômio 30:19 - Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência

Baixar carta