post-image

O propósito das tempestades

QUEBRA GELO: Em Quem você mais confia?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 14:22-32

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Tempestades fazem parte das nossas vidas. As tempestades possuem classificações (algumas são mais fortes outras mais fracas).
Tempestades não podem ser comparadas com chuvas de verão. O dicionário define tempestade como agitação atmosférica violenta, muitas vezes acompanhada de chuva, granizo, vento, raios e trovões.
Já aconteceu de repente o clima ficar tenso na sua casa? Parecia que estava tudo bem, mas de repente….
Tempestades podem ser rápidas, mas podem deixar estragos permanentes.
Mas a verdade é, que vamos passar por tempestades. E quando isso acontecer com base no texto que lemos, o que devemos fazer?

1º Identifique a fonte da tempestade. (Foi Jesus que os pôs no barco, mas não na tempestade)
Existem 3 tipos de ventos ou tempestades:
a) O vento que provocamos – É fruto da nossa desobediência a Deus - Jonas 1:3 - Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. 4 - Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fezse no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.

b) O vento que o diabo provoca – É aquele que se levanta quando temos certeza que estamos fazendo a vontade de Deus - Mateus 14:24 - E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;

c) O vento que vem de Deus – É uma brisa que nos refrigera a alma. É um vento que produz direção - João 3:8 - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Pergunta: Você já viveu algum desses ventos?

2º As tempestades nos levam a vivermos experiências com Deus. Jesus sempre vai vir ao nosso encontro nas tempestades da vida - Mateus 14:25 - Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
Mesmo em meio a tempestade, Pedro não perdeu a oportunidade de viver algo extraordinário por fé. Mateus 14:29 - E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

3º As tempestades não têm poder contra nós quando estamos com Jesus. A tempestade não cessou quando Pedro andou sobre as águas. Mas sim, quando Jesus entrou no barco. Salmos 46:1-5
1 - DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2 - Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3 - Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
4 - Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 - Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.

CONCLUSÃO: As tempestades tem poder de nos aproximar de Deus.

Baixar carta