post-image

De órfãos para filhos

QUEBRA GELO: https://www.youtube.com/watch?v=uekiobBJtEU (VOCÊ TEM UM PAI / DINÂMICAS PARA CÉLULAS)

PASSAGEM BÍBLICA: RM:8:15- Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Este texto traz um princípio fundamental na realidade de vida cristã, o texto inicia-se nos alertando a respeito de um espírito de escravidão, que nos coloca sob o medo, e vale ressaltar que todo medo inibe intimidade, porém o mesmo texto já traz a solução afirmando quem somos em Deus, e como Deus quer que nos relacionemos com Ele. Como Filho! 1 João 3:1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.
Pergunta: Qual a diferença de um órfão para um filho? Você consegue sentir que é filho de Deus? por quê?
Vejamos então, o caminho para os filhos de Deus

1°Mudança de Mentalidade: O primeiro passo para assumir a filiação divina é aceitar o sacrifício de cristo na cruz. João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome. Somente entendendo e vivendo essa verdade, podemos nos achegar a diante de Deus com ousadia para chamá-lo de Papai; A ausência dessa verdade tem criado dúvidas no coração dos cristãos e não cristãos, a mentalidade deturpada pelo apego a condenação de satanás gera alguns pensamentos como: “será que eu sou aceito?”, “Será que Deus vai aceitar minha adoração?”; o órfão tem por natureza medo da rejeição e a condenação ganha forças a medida que um filho se afasta do pai; Já os filhos tem certeza de quem são em Deus e nada pode abalar esta verdade. Romanos 8:1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

2° É necessário reposicionamento. (atitude)
“...Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai…”

A festa só aconteceu porque o filho decidiu se levantar e ir até o pai. Deus sempre estará disposto a promover uma festa de perdão e misericórdia, mas para vivermos a festa de Deus precisamos basear nossa vida nas verdades de Deus e não em nossos sentimentos, é necessária uma convicção baseada na fé de que somos filhos, e este processo vai gerar intimidade e santidade.
Assuma hoje a Paternidade é possível e disponível para você

3° Confiar que o Pai deseja nos receber como filhos HOJE - (Lc 15:18-24)
Nesta passagem podemos observar em primeiro lugar um filho que acredita que não era mais digno da paternidade por conta de suas falhas do passado, e um pai que não reafirma com a posição de orfandade que o filho se colocou, muito pelo contrário, ele ordena uma festa; quando o filho esperava castigo. Da mesma maneira cristo está para conosco Hoje, o Pai tem urgência em receber os filhos quebrantados, para fazer uma festa.

CONCLUSÃO: Embora o interesse do filho mais novo fosse ser recebido como um servo/escravo, o pai lhe restituiu a posição de filho. Da mesma forma, nós não recebemos o espírito de escravidão, mas o Espírito de adoção. O escravo possui tarefas, mas o filho possui propósitos. Que enquanto filho de Deus, você viva intensamente o propósito que o pai tem pra você.

Baixar carta