post-image

Acesso a Deus

QUEBRA GELO: Você já foi barrado em algum lugar?

PASSAGEM BÍBLICA: Ester 4:1-3, 10-11 – Ester 5:1-3

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Para compreensão do texto que lemos, é preciso sabermos o contexto em que ele se dá. A saber: um homem maligno chamado Hamã de forma maliciosa, convence o Rei a assinar um decreto que tinha por fim o extermínio do povo Judeu (Ester 3). No capítulo 4 Mordecai tio da Rainha Ester faz ela saber do plano maligno de Hamã. No capitulo 5 Ester entra na presença do Rei para interceder pelo seu povo.
A essência da narrativa está em uma palavra chamada: ACESSO!
“Acesso é mais importante que dinheiro”

Como Mordecai, muitas pessoas vivem sem acesso. Suas dores são reais, suas causas legitimas, suas necessidades constantes. Porém, não tem acesso, aquele que pode com uma palavra acabar com suas lutas e sofrimento.
Pergunta: Você acredita que tem acesso a Deus? Como e por que?
Mas o texto nos trás ensinos poderosos sobre não desfrutarmos do acesso que temos:

1º Os que tem acesso não devem agir como pessoas comuns. (V.10-11).
Ester se compara a qualquer homem ou mulher. Quando ela era a rainha! Nós somos a Noiva de Cristo: Efésios 5:25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, - Somos a Igreja do Senhor. Nossa vida com Deus deve ser uma vida de intimidade.
O que fez Ester sentir-se comum, não foi sua posição. Mas a sua distância. Salmos 42:1-2 Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.A m inha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?
A resposta é: todos os dias! Aleluias!

2º Os que tem acesso possuem um privilégio. Mas não estão isentos das consequências de sua omissão. (v.13)
Quando nós nos calamos como igreja, sobre temas que nos atingiram como sociedade, deixamos de exercer a influencia e o posicionamento pelo qual Deus nos deu a posição e até mesmo o cargo que exercemos na vida “secular”.
“Não podemos confundir ganho com lucro. O ganho é o resultado onde duas pessoas são beneficiadas. No lucro uma sai mais rica a outra mais pobre. Tiago 4:17 declara: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando."

3º O Rei sempre receberá os que tem acesso, com misericórdia, favor e graça. (Cap.5:1-3) – O texto diz que Ester vestiu-se de suas vestes reais. Ela estava sobre a mesma sentença do seu povo, por que não se vestiu de pano de saco como seu tio? Por que acesso não é definido somente por uma condição.
Mas também por uma postura e conduta. Havia um decreto de que ninguém podia entrar no palácio vestido com panos de saco. Precisamos de nos despir do nosso velho homem e nos vestir do novo homem “Cristo”. Ef.4:22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23a serem renovados no modo de pensar e 24a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

CONCLUSÃO: Hoje por meio de Jesus, todo acesso a graça e favor de Deus nos foi liberado. Mas existe uma multidão de pessoas que precisam saber que possuem esse mesmo acesso. O que você vai fazer? Ef.3:12 - Por estarmos unidos com Cristo, por meio da nossa fé nele, nós temos a coragem de nos apresentarmos na presença de Deus com toda a confiança.

Baixar carta