post-image

Deus pensa em nós

QUEBRA GELO: O que você acredita que Deus pensa de você?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

MEMORIZAR VERSÍCULO:

INTRODUÇÃO: Esta passagem, endereçada ao povo de Israel cativo na Babilônia, foi um alento. Eles estavam entrando num período muito complicado de sua história e, ouvir aquelas palavras, lhes trazia um pouco de paz.
Pergunta: Você precisa ouvir à Deus hoje? Por que?

Esta palavra, apesar de ter sido para aquele povo, naquele tempo, é válida para nós também. Às vezes passamos por momentos muito difíceis, por situações ruins e que nos trazem dor. Porém, se estamos em Deus podemos ter a certeza de que Ele nos ama e de que estas palavras valem também para nós: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.

1º DEUS PENSA EM NÓS. Efésios 1:4,5 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, - Esse texto é muito poderoso. Ele diz que Deus nos desejou antes da fundação do mundo. O que isso significa? Significa que como um pai que deseja ter um filho, e fica planejando com a esposa como será esse filho. Deus manifestou a sua vontade de ser nosso pai, antes de nós existirmos. Mas Deus manifesta o propósito pelo qual ele quer gerar filhos: Para que sejamos SANTOS e IRREPREENSÍVEIS diante Dele por causa do amor. Ou seja que nós amamos tanto ao Pai, que desejamos ser santos e irrepreensíveis como Ele é. Efésios 5:1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

2º OS PENSAMENTOS SÃO DE BEM E NÃO DE MAL. Provérbios 3:12 Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Algumas pessoas acreditam que por serem amadas por Deus, não serão corrigidas.
“Deus não CASTIGA ninguém. Mas CORRIGE a todos que Ele ama”. Não foram poucas as vezes que fomos corrigidos por amor pelos nossos pais. O povo de Israel estava no cativeiro por causa da sua desobediência. Mas o mesmo Deus que levou para o cativeiro deu prazo para o cativeiro.
Pergunta: Você já foi corrigido com prazo pelos seus pais? Você acredita que eles queriam seu bem ou seu mal?
Hebreus 12:11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Ninguém fica feliz no momento da correção, mas passado o tempo, os frutos da mesma surgem.

3º NO FINAL ESTAREMOS ONDE DESEJAVAMOS. Salmos 37:4,5 Agrada-te também NO Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho AO Senhor; confia nele, e ele o fará. Muitas pessoas vivem para agradar AO Senhor, quando a bíblia diz que é para nos alegrarmos NO Senhor. O que isso significa?
Significa que precisamos ser gratos a Deus em todo tempo, pois ele cuida de nós. O que Deus permite em nossa vida tem propósito ainda que não entendamos, pareça injusto ou até demasiado. Deus não tem prazer em fazer as nossas vontades, mas de nos conduzir ao nosso destino. “Vida eterna!”.

CONCLUSÃO: O texto que lemos e que é tema de nossa carta de hoje, é parte de uma carta enviado pelo profeta Jeremias para o povo que estava no cativeiro. Dizendo que Deus restituiria a seu tempo tudo que eles perderam.
Inclusive a comunhão e o prazer de adora-lo. Existe uma promessa poderosa de Deus para aquele povo que serve para nós ainda hoje! Jeremias 29:14 Serei achado de vós, diz o Senhor , e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor , e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio. Se buscarmos ao Senhor de todo nosso coração, “ELE MUDA NOSSA SORTE”!

Baixar carta