post-image

Ande em amor

QUEBRA GELO: O que você já praticou que sente orgulho?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Que tremenda afirmação nós vemos nesse texto, que é a chave para a nossa vida cristã: “Sejam imitadores de Deus, como filhos amados e vivam em amor”. A vida cristã é muito mais do que frequentar uma igreja ou abraçar uma religião. Como filhos amados de Deus e discípulos de Jesus, somos chamados para um relacionamento de vida.
Em Romanos 1, versículo 17, mostra a forma que o cristão deve andar, pois diz que "o justo viverá pela fé". Pela fé temos a certeza daquilo que esperamos e temos a convicção de fatos que não vemos, mas simplesmente cremos (Hb 11:1), Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus (Hb 11;3). Pela fé cremos que Deus existe e tem prazer em recompensar os seus filhos (Hb 11;6).
PERGUNTA: Você anda em fé?
Vamos meditar no texto de Gênesis 12;1-4 que relata o chamado de Abraão e a partir desse texto podemos extrair alguns princípios para andarmos em amor: COM UMA FÉ SÓLIDA

1º PARA ANDAR EM AMOR COM UMA FÉ SÓIDA – DEIXE O SEU PASSADO PARA TRÁS. “Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” Gênesis 12:1
Para Abrão viver o extraordinário de Deus era necessário literalmente "andar" em direção ao seu futuro. Era preciso se colocar em movimento com Deus e sair da terra onde ele estava, deixando tudo para trás. Essa ação significava romper com o passado de religiosidade e de feridas da alma.
Quantas pessoas estão fundamentando a sua fé na tradição e na religiosidade.
Abraão precisava deixar para trás as práticas idólatras de sua vida e família. Outras tantas têm vivido uma distorção da sua fé baseada em suas feridas (quem te viu passar na prova e não te ajudou) ou até mesmo em pecados não abandonados pois não entenderam o que está em Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Se Jesus se entregou por mim, eu preciso fazer o mesmo).
Para viver uma fé sólida rompa com todo o resquício de religiosidade em sua vida e deixe para trás o seu passado.

2º CREIA NAS PROMESSAS DE DEUS “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção”. Gn 12:2.
As promessas de Deus são o combustível da esperança. Para andar pela fé é preciso crer nas promessas de Deus. As promessas pavimentam o seu caminho e te levam a andar em direção ao futuro que Deus sonha para você.
Na Bíblia nós temos milhares de promessas de Deus, promessas gerais e promessas específicas. Cada vez que você se depara com uma promessa que o Espírito Santo testifica ao seu coração que é para você, é necessário ativar a sua fé e viver de acordo com essa promessa. Dessa forma a sua caminhada está sendo moldada por Deus. Cada promessa abraçada pela fé te faz andar em amor e te capacita a viver uma vida mais parecida com Jesus.

3. OBEDEÇA A DEUS, CUSTE O QUE CUSTAR - Gênesis 12:4 É muito clara a reação de Abrão com relação ao comando de Deus… "partiu Abrão". Vemos em Abrão uma obediência total, imediata, irrestrita e incondicional.
Para muitos de nós, começar a andar em amor com Jesus, não se trata de conhecimento ou entendimento, mas simplesmente de obediência. No evangelho de João vemos Jesus nos exortando à obediência, quando diz "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos" (Jo 14;15 e 21). A fé precisa te levar à obediência e por sua vez, a obediência deixará a sua fé cada vez mais sólida.

CONCLUSÃO: Toda grande jornada começa com um pequeno passo. Qual é o passo que você precisa dar hoje? O que Jesus tem falado ao seu coração e que hoje você decide obedecer? Você não precisa de todas as respostas, se você já tem um comando ou uma promessa, decida obedecer e se ponha em movimento para andar em amor com Jesus. 

Baixar carta