post-image

Ande em amor - Desfrutando de emoções saudáveis

QUEBRA GELO: Como estão suas emoções?

PASSAGEM BÍBLICA: Efésios 5. 1 e 2

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Ao olhar para a Bíblia, vimos que o amor não é um sentimento gerado por laços sanguíneos ou relacionamentos próximos. Esse amor ao qual a bíblia se refere é uma decisão que torna tudo possível, concreto e eterno. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; (1 Coríntios 13:8). Sendo assim, nem sempre andar em amor é fácil. Desfrutar é estar na posse, usufruir de algo; é colher fruto de algo que não nos esforçamos para obter. Emoções, são sensações físicas e emocionais provocados por sentimentos ou acontecimentos. São as emoções que nos fazem reagir fisicamente diante de um acontecimento.

Como posso andar em amor, desfrutando de emoções saudáveis?

1) PORQUE RECEBEMOS CURA - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Cr. 5.17

Todos os que estão em Cristo passam a ter uma nova vida. Agora não mais regidos por emoções, memórias, sentimentos e vontades, mas pela fé no Filho de Deus. Agora como filhos submetemos a vida na carne, a uma vida pela fé no Filho de Deus. “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gl. 2.20

Passamos a viver curados e libertos porque fomos salvos. Ler 1 Pedro 2:24.

2) COM PODER, AMOR E EQUILÍBRIO - Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Tm. 1.7

Poder, amor e equilíbrio é algo comum para aqueles que estão junto com Cristo, assentados nas regiões celestiais. Já não andamos mais segundo o curso deste mundo, fazendo o que o corpo e a mente desejam, mas andamos como aqueles que manifestam a vida de Deus que recebeu por meio de Cristo. Uma vida que manifesta fruto porque já recebeu a capacitação pelo Espírito. Ler Gálatas 5.22-25

3) COMISSIONADOS PARA TESTEMUNHAR - Mas Pedro e João responderam: "Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos". At. 4.19,20

Esse texto é a fala de dois discípulos de Jesus às autoridades do povo e anciãos. Eles tinham sido presos e julgados perante o Sinédrio por conta da cura de um homem que era coxo por mais de quarenta anos. (At. 3. 1 – 10; At. 4. 1 – 22). O tempo era de perseguição. Tinham acabado de serem soltos da prisão, debaixo de ameaças. O cenário era de perigo e medo. Porém Pedro e João, apesar de toda situação contrária não deixaram de testemunhar. Entenderam que foram cheios para testemunhar (At. 1.8). O que o coxo pediu foi dinheiro, porém os discípulos liberam poder. (Ler Atos 3. 4 – 8)

CONCLUSÃO: Desfrutar de emoções saudáveis é: tomar posse do que foi conquistado na cruz por meio de Cristo; é viver regido pelo céu e não pelo mundo e suas aflições; é ter bom ânimo mesmo que as coisas não acontecem como esperado; é testemunhar uma vida que vence, por meio da fé no Filho de Deus. "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16.33

Baixar carta