post-image

Dunamis | Poder transformador

QUEBRA GELO: Você já mudou muito?

PASSAGEM BÍBLICA: 1João 3:8 Aquele que vive habitualmente no pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio. Para isto, o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: O texto pode parecer um tanto agressivo, mas posso lhe garantir que ele está na bíblia. Entender qual a verdadeira condição em que vivemos, faz toda a diferença na hora de avaliarmos a nossa vida. Importante destacar que o texto não fala sobre a ausência de pecados. Mas sim, a prática habitual do mesmo. O texto também não é condenatório, ele fala do proposito pelo qual Jesus veio:
“destruir as obras do diabo”. Como isso acontece?

1º Em Jesus nós saímos das trevas para a luz do poder de satanás para Deus
Atos 26-18 para lhes abrir os olhos e os converteres das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
Quando Cristo entra em nossa vida, tudo fica muito mais claro. Conseguimos enxergar o estado que nos encontramos e as áreas de nossas vidas que precisam ser transformadas. Passamos a ter uma compreensão melhor da vida e de Deus. Uma vez que essa compreensão chega, nos arrependemos de vivermos somente para agradar a nós mesmos e recebemos imediatamente o PERDÃO de nossos pecados.
A presença de Jesus em nossa vida, transforma trevas em luz. Colossenses 1-13 Ele (Jesus) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor
PERGUNTA: Você já viveu essa experiência?

2º Em Jesus nós temos a nossa natureza e a nossa identidade transformada
De filhos da ira para filhos de Deus.
Leia Efésios 2-1 ao 8
O texto nos fala sobre duas transformações poderosas que acontecem na vida daqueles que recebem a jesus como Senhor e salvador. Somos transformados de filhos da desobediência para filhos da obediência. E é isso que significar ser vivificado. Se na desobediência de um (Adão) operava a morte. Na obediência de Cristo opera a vida. Romanos 5-19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
A outra transformação é a de filhos da ira, para filhos da graça de Deus. Quando a bíblia fala sobre filhos da ira fala sobre as consequências que sobrevêm sobre aqueles que vivem em desobediência ao Pai celestial. Mas o mesmo texto diz que Deus o Pai, é rico em misericórdia, por causa do seu muito amor promoveu um ambiente de salvação para nós por meio da fé em Cristo Jesus. Trocando em miúdos seria o seguinte: quem é nascido de Deus não vive na prática do pecado.
Mas peca. O pecado é um acidente, não uma pratica; todavia Deus nesse momento considera a obediência de Jesus em favor desse pecador e então lhe concede a salvação por meio da fé do pecador arrependido no sacrifício de Jesus por ele. Isso vai leva-lo a um estado de gratidão e ao mesmo tempo de rejeição da pratica pecaminosa. Por isso a bíblia diz que aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado.
PERGUNTA:segundo o texto, os filhos da ira vivem para satisfazer as suas próprias vontades. E os filhos de Deus?

CONCLUSÃO: Deus já tem nos dado todas as coisas concernentes a vida. Então viva sob o dunamis de Deus pois a palavra de Deus diz que o pecado não tem domínio sobre nós! Romanos 6-14 e 15 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

Baixar carta