post-image

Ande em amor - ovelhas sem pastor

QUEBRA GELO: O que você já praticou que sente orgulho?

PASSAGEM BÍBLICA: Marcos 6:34 E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar- lhes muitas coisas.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: As figuras da ovelha e do pastor de ovelhas são símbolos muito conhecidos do povo de Deus. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, elas aparecem várias vezes. No Antigo Testamento, Deus mesmo é o pastor que busca, apascenta, protege e cuida do seu rebanho, seu povo. Assim podemos ler em Jeremias 23. Foi nesta mesma confiança que o autor do Salmo 23 confessou: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. No Novo Testamento, Jesus se torna o bom pastor, que conhece as suas ovelhas e as ama tanto que dá a vida por elas. O rebanho é formado pelos seus discípulos, seus seguidores, os que creem em Cristo, a igreja, o povo que foi reconciliado com Deus e passa a fazer parte de uma nova família.
PERGUNTA: Como vive uma ovelha sem pastor?

Ovelhas são animais muito dóceis e sociáveis. Mas também são animais muito frágeis e sensíveis. A saúde e a sobrevivência de um rebanho dependem basicamente dos cuidados do seu pastor. Jesus afirma que a multidão que ele encontra está como ovelhas sem pastor. Ovelhas sem pastor enfrentam sérios problemas:

1º Uma ovelha sem pastor, não tem proteção dos predadoresJoão 10:12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. O inimigo natural das ovelhas é o lobo. Ele persegue as ovelhas e mata as cansadas. Você já ouviu a expressão: Lobo em pele de ovelha? Isso é porque alguns lobos desenvolvem uma pelagem que os confunde com as ovelhas e eles se introduzem no meio do rebanho até matar uma das ovelhas. Nós podemos identificar os lobos por três características: como falam (lobos uivão), como andam (lobos rastejam para não serem vistos) e como comem (lobos querem carne e sangue). A presença do pastor livra as ovelhas dos lobos.

2º Uma ovelha sem pastor, vive faminta e sedenta – as ovelhas naturalmente, não possuem uma boa visão e por isso tem dificuldade de encontrar alimento sozinhas. O pastor é quem as leva aos pastos verdejantes e as águas tranquilas. Salmos 23:1,2 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Pergunta: Você está saciado? Você tem alguma necessidade?

º Uma ovelha sem pastor vive sem direção - Isaías 53:6a Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho. A bíblia diz que “há caminhos que parecem bons, mas no final são caminhos de morte” (Provérbios 14:12). Muitas pessoas estão indo em direção a morte, pensando estarem fazendo algo que momentaneamente e agradável a elas. Todavia as consequências de tais caminhos, sempre resultam em morte. Morte do respeito, morte da confiança, morte do casamento, morte nas amizades, morte na vida com a igreja. João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

CONCLUSÃO: Aconteceu na Europa. Um rebanho de ovelhas perdidas e desorientadas invadiu uma autoestrada. A confusão no trânsito foi geral. A polícia corria atrás das ovelhas e não conseguia reunir as coitadas. Até que chamaram o pastor responsável por aquele rebanho. Este se aproximou e começou a chamar as ovelhas. Três minutos depois ele tinha reunido todo o rebanho e a autoestrada foi liberada. João 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; Você está ouvindo o Pastor Jesus? O mundo precisa de discípulos que anunciam a misericórdia de Deus para com aqueles que sofrem. Ainda há muita ovelha sedenta e faminta que precisa ouvir o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Como discípulos de Jesus, somos convidados a ver e ouvir as ovelhas desgarradas, desviadas, perdidas, aflitas, desorientadas e desesperadas do nosso tempo.

Baixar carta