post-image

Agradando a Deus

QUEBRA GELO: O que é preciso para agradar você?

PASSAGEM BÍBLICA: Hebreus 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: O texto que acabamos de ler, nos dá uma convicção e não uma opção. Ele diz que é “impossível” agradar a Deus sem a fé. Essa palavra no original grego, é “adunatos” e significa: sem força, incapaz ou impotente. Sendo assim, podemos fazer a seguinte afirmação: “Sem fé nos tornamos impotentes para agradar a Deus”.
Quais são as características principais daqueles que desejam agradar a Deus?

1º Aqueles que buscam agradar a Deus, Creem que Ele existe.
A existência de Deus é um tema discutido por cientistas e pensadores. Carl Jung (Psiquiatra suíço) declarou: Não preciso ‘acreditar’ em Deus; eu sei que Ele existe!
Tal declaração, é extremamente profunda pois coloca a fé não somente no ambiente da crença, mas também no da experiência.
Pergunta: Você Crê que Deus existe? Por que?
Hebreus 11:3 - Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

2º Aqueles que buscam agradar a Deus, se aproximam de Deus.
É comum para muitos, dizer que Deus está em sua vida. Porém, o estilo de vida denuncia a distância que mantem de Deus. Isso acontece desde o Éden: Gênesis 3:8 - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. Muitos por causa de uma visão religiosa romana de Deus (o Pai), não vivem um relacionamento de proximidade, mais sim, de distância. Porem na bíblia encontramos um Deus perfeito que vai ao encontro do homem imperfeito. No Éden Deus foi ao encontro, no Egito Deus foi ao encontro, em João 3:16 Deus veio ao encontro. Mas, existe um texto que parece contradizer tudo isso: Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Afinal é Deus que vem ou o homem que vai ao seu encontro? O que Tiago está dizendo, é que Deus já fez a sua parte, vindo até nós. Agora, nós precisamos responder a essa atitude divina, com uma atitude humana de aproximação. Para que possamos por Deus ser aperfeiçoados. Tiago 4:10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

3º Aqueles que buscam agradar a Deus, tem convicção que serão por Ele recompensados.
O autor de hebreu, diz que aqueles que creem em Deus e se aproxima Dele, possuem uma convicção: será por Ele abençoado!
Pois aqueles que se aproximam de Deus se aproximam confiando não em seus méritos e virtudes. Mas sim, na bondade divina. Deus nunca rejeitou aquele que Dele se aproximou.
Mateus 11:28-30
28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

CONCLUSÃO: Acreditamos que todo aquele que possui uma fé verdadeira, manifesta as obras da fé. E a primeira é aproximar-se de Deus. Você deseja fazer isso hoje? João 6:37 - Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

Baixar carta