post-image

Salvação na casa

QUEBRA GELO: O que você já fez para conhecer alguém?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 19:1-9

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: O texto que acabamos de ler, é o relato de salvação. E certamente podemos aprender muitos com a história de Zaqueu o publicano. Os publicanos eram cobradores de impostos para o império romano. Eles eram desprezados pelo povo porque muitos eram corruptos. O que podemos aprender com a salvação de Zaqueu?

1 - NÃO IMPORTA A CLASSE SOCIAL. TODOS DESEJAM CONHECER A JESUS.
Segundo a revista Ultimato, os mais Ricos dos ricos e os mais pobres dos pobres estão entre os menos evangelizados. Zaqueu estava entre os mais ricos dos ricos, mas sua condição não o impediu de desejar conhecer a Jesus. Muitas vezes temos dificuldade de falar do amor de Deus para pessoas de posses, porem como todo ser humano elas também desejam conhecer a Jesus. Agostinhos um dos pais da Igreja escreveu: Todavia, o homem, partícula de tua criação, deseja louvar-te. Tu mesmo que incitas ao deleite no teu louvor, porque nos fizeste para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em ti descanso. Todo ser humano foi criado para louvar a Deus!
Complete a frase: Eu louvo a Deus por ...
Leia: Salmo 139:14

2 - JESUS NÃO SOMENTE NOS VÊ, ELE DESEJA NOS CONHECER ASSIM COMO NÓS DESEJAMOS CONHECE-LO.
Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Em toda a bíblia nós vamos encontrar essa promessa de Deus. Se o buscarmos, nós o encontraremos. Não importa qual seja o lugar ou qual seja a nossa condição. Se buscarmos a Deus ele se deixar encontrar. Foi assim com Jonas dentro do grande peixe, foi assim com Sansão mesmo já cego, foi assim com a mulher cananeia que tinha sua filha endemoniada e com tantos outros. Jeremias 29:12 - Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Pergunta: Você já teve um encontro com Jesus?

3 - TODA CONVERSÃO EXIGE UMA NOVA POSTURA. V.8 - E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. A presença de Jesus na casa e na vida de Zaqueu o levou a ter uma nova postura. Não vemos no texto Jesus dizendo a Zaqueu o que ele deveria fazer. Mas sim o próprio Zaqueu entendendo o que precisava ser abandonado. Quando Jesus entra em nossa vida, nós nos sentimos constrangidos em continuar diante dele, com atitudes que nos envergonham. Atitudes que Deus não aprova. O nome disso é conversão! Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

4 - A SALVAÇÃO É RECONHECIDA POR MEIO DE ATITUDES - V9 - E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Jesus não disse que a salvação havia chegado quando entrou na casa de Zaqueu.
Ele só fez essa declaração quando Zaqueu tomou atitudes de salvo! A salvação envolve uma mudança na maneira de pensar, sentir e agir. Ser salvo é ter uma nova maneira de viver. Leia Efésios 4:22-32

CONCLUSÃO: 10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Você se sente perdido? Jesus veio te buscar e salvar hoje!

Baixar carta