post-image

Você é um improvável?

QUEBRA GELO: Alguém já disse que você não conseguiria algo, e você conseguiu?

PASSAGEM BÍBLICA: 1 Coríntios 1:27-29 - Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: As escolhas de Deus não costumam fazer sentido diante dos homens. A bíblia está repleta de exemplos, os quais, Deus contrariando toda lógica humana, escolhe pessoas improváveis para realizar coisas extraordinárias. Lucas 18:27b As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. Hoje vamos falar sobre o Despertar dos improváveis:
Pergunta: Você se considera um improvável? Por quê?

Vejamos algumas características dos improváveis de Deus:

1° Os improváveis de deus costumam estar escondidos.
No livro de 1 Samuel vamos encontrar um improvável escondido no meio da bagagem: 1ª Samuel 10:22 Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem ainda viria ali. E disse o Senhor: Eis que se escondeu entre a bagagem. Muitas pessoas são escolhidas por Deus, mas estão se escondendo no meio de suas bagagens. Alguns estão escondidos na bagagem do trabalho, outros na das preocupações e outros ainda na bagagem do medo e das frustrações. Não são poucos os que por se sentirem incapazes se escondem. Mas a bíblia diz que: “Deus escolheu as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são”. Deus hoje quer te tirar do meio dessa bagagem pesada. Leia: Mt.11:28-30.
Saul estava escondido no meio da bagagem. Mas Deus tinha outros planos para esse improvável.

2° Os improváveis de deus não são perfeitos, mas são perdoados. Em Isaias 6:5-8 (Ler), Encontramos o profeta sentindo-se acusado e com uma expectativa de fim do seu ministério por causa do seu pecado. Mas o que era impensável aos homens, Deus fez. Isaias teve um encontro com a graça de Deus que não só perdoou o seu pecado por causa da confissão (ai de mim, que sou homem de lábios impuros), como o removeu a iniquidade (pecado consciente e voluntário) da sua vida. “Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.” Hoje Deus o Pai deseja retirar de nós toda acusação e nos dar a redenção em Cristo. Leia Efésios 2:8. Isso torna os improváveis, verdadeiros mensageiros de Deus!

3° Os improváveis de deus não se sentem capazes. Êxodo 3:11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? É comum para nós, nos concentrarmos em nossas limitações, até porque, em algumas ocasiões, elas se tornam argumentos perfeitos para continuarmos no comodismo e determinismo que escolhemos. A questão não é se você é capaz de algo, a questão é se você se importa com o que Deus espera de você. 2 Coríntios 12:9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Moises podia até não se sentir capaz, mas Deus o havia escolhido justamente por isso. Assim como Deus teve planos para Moisés e torna-lo um libertador, assim também Deus quer fazer com cada um de nós. Deus não quer nos salvar para que sejamos salvos. Ele nos salvou para que possamos salvar a outros.

CONCLUSÃO: Ao olharmos para todos os exemplos que citamos, apesar das muitas diferenças, vamos encontrar algo que todos eles tiveram. “Temor e Obediência”. Apesar de seus medos, imperfeições e limitações todos os improváveis obedeceram a Deus por causa da experiência que tiveram com o Senhor. Deus falou com eles, Deus os perdoou, Deus os capacitou e Deus os enviou. Ele quer fazer isso com você hoje.
Quem responderá ao clamor do céu? Quem a de ir por nós?
Responda hoje: Eis-me aqui, envia-me a mim! 1ª Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

 

Baixar carta