post-image

Contentamento

QUEBRA GELO: Você consegue se alegrar com as pequenas coisas?

Sugestão de dinâmica: Título: Grato pelo que tenho
Objetivo: Estimular a reflexão sobre as coisas pelas quais os participantes são gratos e valorizar o que já se tem.
Duração: 10-15 minutos.
Materiais necessários: Papel e caneta.
Passo a passo:
Peça para que cada participante escreva em um papel três coisas pelas quais é grato na vida.
Dê alguns minutos para que todos escrevam suas respostas.

Quando todos estiverem prontos, peça para que compartilhem suas respostas em voz alta.
Ao final, faça uma roda de encerramento e permita que os participantes falem sobre o que aprenderam com a dinâmica e como se sentiram ao refletirem sobre as coisas pelas quais são gratos.

PASSAGEM BÍBLICA: Filipenses 4.7: “E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: A paz de Deus, assim como a alegria gerada por Ele, não podem ser confundidas com um simples estado de bem estar emocional ou psicológico, pois são na verdade, uma profunda e inabalável tranquilidade de alma; fruto da plena confiança de que todos os nossos pecados foram perdoados. Portanto, não temos que carregar nada que abale essa confiança acerca do nosso passado, presente ou futuro. A confiança nas promessas só é válida se confiarmos no caráter Daquele que as fez. Pergunta: O que tem roubado a sua alegria?

1º A convicção pela fé gera contentamento
A bíblia é repleta de textos poderosos que nos afirmam existir um lugar de descanso para a alma (Mt 11.28,29). Quando a fé é aplicada na certeza de que tudo foi conquistado em Cristo, nos gera convicção para confiar. Isto também gera paz e contentamento. Portanto, estar contente em qualquer circunstância é uma ação do Espírito Santo. Ao entendermos e sentirmos isso, perceberemos que a alegria está em um lugar seguro e inabalável. Os problemas não estão de fato nas adversidades, mas sim na maneira que nos comportamos e posicionamos no meio delas (At 20.24).
São nesses momentos que as dores e perdas se transforam em lindos testemunhos e cânticos.

2º Ser grato e estar contente, não pode resultar em comodismo
A gratidão a Deus revela o nível de nosso contentamento. Assim como a murmuração e a ingratidão revelam a falta de confiança. Somos gratos a Deus pois os cultos de celebração são poderosos, movidos sobrenaturalmente e é perceptível a presença de Deus. Mas a vida do Espírito Santo em nós é prática e crescente.
Quanto mais busco, mais intimidade, mais transformação, mais sou liberto.
Portanto, os ambientes coletivos da igreja não podem ser a rotina da nossa busca.
Paulo afirma em vários textos sobre a luta de um bom combate. Portanto, não podemos nos conformar e acomodar com a tristeza, depressão, angustias, síndromes, medos e assédios espirituais. Não se acomode. Busque a alegria concedida a você.

3º Nada que acontece em nossa vida pega Deus de surpresa
Algumas adversidades são causadas por consequência de escolhas feitas sem a direção de Deus. Outras como processo de aperfeiçoamento e aumento da fé em Deus. Fato é que nossa vida está sob os cuidados do Senhor. (1ª Pe 5:7. “lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”). (1ª Pe 5:10. “E o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo, vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”). O profeta Elias teve a sua trajetória alterada algumas vezes. Ele poderia reclamar com Deus: “toda hora uma coisa diferente, não aguento essa maneira do Senhor agir”. Mas ele se apegou à Palavra e à vontade de Deus e percebeu que Deus não perde o controle. Amém!

CONCLUSÃO: A alegria eterna já é desfrutada na vida daqueles que creem. Foi garantido o Fruto do Espírito que é um pacote de virtudes. Portanto não tem nada a ver pelo que tenho de posses, dinheiro ou fama na terra. Pois em Cristo Jesus, aqueles que não tinham nada, percebem que agora tem tudo. E aqueles que tinham tudo percebem que na verdade não tinham nada. Ele é maior que todas as circunstâncias e necessidades. Alegrem-se sempre no Senhor.

Baixar carta