post-image

De volta para casa

QUEBRA GELO: O que você gosta na sua casa?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 15:11-24

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Leia: Lucas 15:11-24
Faça esta declaração: Uma visão errada do Pai. Resulta em uma resposta errada para vida.

INTRODUÇÃO: Estamos na série somos filhos. E hoje estamos olhando para um dos filhos mais famosos da bíblia. Ele não tem um nome específico, mas é conhecido como: “O filho pródigo”.
Quero lhe fazer uma pergunta: Por que você acha que o filho pródigo quis ir embora de casa?
Vejamos algumas características do Filho pródigo:

1º O filho tinha tudo
Mas não tinha o governo. Muitas pessoas hoje que vivem em situação de rua, estão nessa condição porque não desejam ser governadas. Querem fazer o que quiserem e por isso tem dificuldade de seguir regras que são comuns a todos.
Pergunta: Você tem facilidade de cumprir regras comuns ou individuais?
Deuteronômio 5:32 Cuidareis em fazerdes como vos mandou o Senhor, vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita, nem para a esquerda.

2º O filho não se importou com a dor do Pai por sua escolha
Existem pessoas que se tornam insensíveis, por estarem obstinadas em fazer a própria vontade. E por isso a dor do outro não “importa” para elas.
2 Timóteo 3:1-5 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

3º A distância é o lugar preferido de uma consciência acusada. (O quão longe você já foi?)
Provérbios 18:1 O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria.
Algumas pessoas dizem que preferem está longe, porque não querem ver o sofrimento do outro. Mas também existem os que se afastam por julgar serem a causa do sofrimento do outro.

4º A inconsequência é a mãe da necessidade.
O filho pródigo optou por uma vida completamente irresponsável. Lucas 15:13,14 Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Viver uma vida achando que não haverá consequências para as escolhas feitas, é o mesmo que acreditar em contos de fadas. Provérbios 22:3 O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.

5º Suas companhias podem influenciar suas ações e seus desejos. (Rakuna matata)
1 Coríntios 15:33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Provérbios 22:24-25 Não acompanhes o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas
veredas e tomes um laço para a tua alma.

CONCLUSÃO: Cair em si é a única forma de restauração.
Pois o Pai Continua no mesmo lugar te esperando voltar para casa.

Baixar carta