post-image

Os sinais da graça

QUEBRA GELO: Você já recebeu um presente que gostou muito?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR: Lucas 15.22-24. “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lhe, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se”

INTRODUÇÃO: Essa semana estamos comemorando a Pascoa. A pascoa é a festa mais importante do calendário cristão. Isso porque ela é o fundamento da nossa fé. Pois na pascoa nós não comemoramos somente a morte do cordeiro de Deus para libertação da escravidão (como fazem os judeus). Mas nós celebramos a RESSURREIÇÃO de Jesus aleluia! Jesus venceu a morte! Atos 2:24 Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Vejamos quais os sinais existentes na vida daqueles que são filhos de Deus:

1º Os filhos de Deus têm suas vestes trocadas. “Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lhe”, Em Genesis vamos encontrar que o homem e a mulher estavam nus e não se envergonhavam (Gn.2:25) isso por que o homem estava vestido de Luz (verdade), mas quando o homem pecou, Deus vestiu o homem com a pele de um animal (que já representava Jesus. Um justo morrendo por um pecador) são essas as vestes que temos hoje. Estamos vestidos de Cristo (Leia Colossenses 3:8-11)

2º Os filhos de Deus recebem uma aliança feita por Deus. ponde-lhe um anel na mão
Assim como hoje uma aliança é fundamentada no compromisso de fidelidade de um homem para com uma mulher. Assim a aliança colocada na mão do filho pródigo representa. 2 Timóteo 2:13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo. A fidelidade de Deus para conosco é incondicional, ela não nos trata segundo as nossas falhas. Mas segundo a sua misericórdia.

3º Os filhos de Deus recebem calçados novos. “alparcas nos pés” As sandálias falam de um novo caminhar, de um novo destino. Mas também falam de perseverança (calçados duram), de proteção e de propósito (existe um calçado para cada ocasião). É exatamente o que Deus faz com seus filhos. Ele nos dá um novo caminhar. Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
Pergunta: você tem andado em novidade de vida?

CONCLUSÃO: Todas essas bençãos ou presentes são extraordinários e Deus deseja que desfrutemos deles. Mas nenhuma delas teria valor ou significado se o novilho Cevado não tivesse sido morto. E trazei o bezerro cevado, e matai-o. A morte do novilho validava a posição ofertada pelo pai ao filho em seu retorno. Assim somente com a fé de que Jesus morreu para perdão dos nossos pecados, é que podemos: andar vestidos de Jesus, Aliançados com Deus, trilhando um novo e vivo caminhar. Por que fomos lavados no sangue do cordeiro!
Romanos 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

Baixar carta