post-image

Saia da beira do caminho

QUEBRA GELO: Qual o nome da sua família?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 18:35-43

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Deus não criou o homem para ser um “mendigo” a beira do caminho.
Pergunta: O QUE PODE COLOCAR UMA PESSOA A BEIRA DO CAMINHO NA VIDA?
Assim também acontece com muitas pessoas. Quando a cura deste homem começou?
QUANDO ELE: Ouviu – Perguntou – Clamou: As nossas atitudes diante dos problemas da vida determinam nossa vitória ou derrota. Tudo depende de como você age e reage diante do seu problema.
Quais são as lições que podemos aprender com a experiência deste homem:

1º MUITAS OPORTUNIDADES SÃO ÚNICAS.
Quando ele perguntou, lhe informaram que passava por ali Jesus, em outras palavras, “diante dele passava sua grande oportunidade”. (Lc 18:36) A verdade é que a oportunidade sempre passa, porém nem todos levam a sério. É provável que houvesse outros cegos, enfermos na mesma rua, na mesma calçada, porém a Bíblia registra apenas aquele que não deixou passar a “oportunidade”.
Ele não tinha visão, mas tinha tato, paladar, olfato e AUDIÇÃO. As oportunidades são para aqueles que sabem usar o que tem, para buscar aquilo que lhe falta.
Se você quer ser uma pessoa bem-sucedida na vida, não brinque com as “oportunidades” que passam por você, por muitas não se repetem.
Ele não deixou para depois. Muitos perdem o que Deus preparou por deixam para o outro dia, o outro mês, o outro ano. Deuteronômio 30:19 Hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes, Deus sempre nos dará oportunidade de arrependimento e mudança.

2º PARA ALCANÇAR OBJETIVOS ELEVADOS É PRECISO SUPERAR OBSTÁCULOS.
A) Obstáculos internos: Medo de não ser atendido, complexo de inferioridade, pessimismo, será que vai dar certo, conformismo, etc.
b) Obstáculos externos: Forças espirituais que lutam para nos impedir de alcançar, sentimentos que não nos levam a triunfo.
Pergunta: Qual a sua visão sobre você mesmo? E o que você acredita que Jesus pode fazer por você?
2 Coríntios 2:14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta a fragrância do seu conhecimento em todos os lugares.
Todas as áreas de nossa vida que não triunfamos, não está sendo conduzida por Jesus.

3º A ORAÇÃO DE UM HOMEM DETERMINADO A VENCER PODE TORNAR IMPOSSÍVEL EM POSSIBILIDADE
1. Um clamor de alguém que conhecia quem estava passando por ali: “Jesus, filho de Davi” – um título messiânico.
2. Um clamor persistente. Não paro de orar enquanto Deus não parar a fim de me curar. “Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate abrir-se-lhe-á”. (`Mt 7:8)
3. Um clamor com entendimento. Tem misericórdia de mim – (Nenhum de nós tem direitos diante de Deus. Mas todos nós temos acesso a Ele. Hebreus 4:16 Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno.

CONCLUSÃO: JESUS CUROU aquele homem de forma integral. E é o mesmo que Ele quer fazer conosco.
Este homem foi curado, restaurado integralmente.
• Seu espírito (Salvação)
• sua alma (ganho senso de valor próprio)
• seu corpo (passou a enxergar). João 10:10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Baixar carta