post-image

Queremos um rei

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR: 1samuel 8:1-8

O texto que acabamos de ler, é o relato do pedido do povo de Israel, ao profeta Samuel pois o povo, queria ser como as outras nações. 1ª Samuel 8:5 Eles disseram: — Veja! Você está ficando velho e os seus filhos não andam pelos seus caminhos. Por isso, queremos agora que você nos constitua um rei, para que nos governe, como acontece em todas as nações. Existe algo de errado, quando o povo de Deus deseja ser como o mundo.
A bíblia diz: 1ª João 2:15-17 Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Pergunta: o que mais lhe atrai no mundo?
O texto nos diz, que Deus respeitou o desejo do povo e lhes deu um Rei conforme lhe foi pedido.
O que podemos aprender com isso?

1º Deus tem a sua vontade, mas, Ele não a impõe. Ele a oferece.
Deuteronômio 11:26-28 — Eis que hoje eu ponho diante de vocês a bênção e a maldição: a bênção, se cumprirem os mandamentos do Senhor , seu Deus, que hoje eu lhes ordeno; a maldição, se não cumprirem os mandamentos do Senhor , seu Deus, mas se desviarem do caminho que hoje eu lhes ordeno, para seguirem outros deuses que vocês não conheciam.
Lucas 9:23 Jesus dizia a todos:— Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
Nos dois textos podemos ver que Deus o Pai, e Jesus o filho tem a mesma atitude; Eles colocam diante de nós o direito de escolhermos, fazer a sua vontade ou a nossa.

2º Deus respeita a nossa vontade, mas, não se responsabiliza pelas consequências.
1ª Samuel 8:9 Agora, pois, atenda à voz deles, porém advirta-os solenemente e explique-lhes qual será o direito do rei que vier a reinar sobre eles. Gálatas 6:7 Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá. Muitas pessoas estão vivendo momentos difíceis por ter desconsiderado avisos e advertências de Deus. Quando essas consequências chegam, a única coisa a fazer é fazer a colheita inteira para que haja uma nova semeadoura.
O filho pródigo estava na casa do Pai, e decidiu sair de lá. Ele fez o que quis, e recebeu as consequências de suas escolhas. Mas quando ele quis voltar, o Pai o estava esperando.

3º Deus sempre nos dará a medida da nossa expectativa.
Alguns comentaristas bíblicos, dizem que Deus escolheu um homem segundo os padrões humanos e não segundos os divinos. Isso significa que Deus não interfere em nossas escolhas e nos concede conforme desejamos. Algumas vezes isso pode ser muito bom. Mas existem aquelas, que Deus nos dá somente para nos educar.
Tito 2:11,12 Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos.
Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa,

CONCLUSÃO: Mesmo com todos os erros e acertos do povo de Israel, Deus nunca se apartou dele e sempre lhes deu oportunidade de arrependimento. Hoje não é diferente, Em Cristo, todos nós temos a oportunidade de nos arrepender de toda nossa rebeldia e independência. E permitir que o Rei Jesus governe nossa vida e coração. Você hoje pode orar e desejar o governo justo e compassivo de Jesus em sua vida.
Lamentações 3:22,23 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Você deseja que Jesus Reine em sua vida hoje?

Baixar carta