post-image

Casos de Família

QUEBRA GELO: Você tem uma história engraçada da sua família?

PASSAGEM BÍBLICA: Efésios 2:19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e membros da família de Deus

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: A bíblia não tem como objetivo principal, apresentar pessoas extraordinárias ou ainda as que fracassaram. Mas sim, a presença divina na história de pessoas, famílias e nações. O agente principal a se mover na história é Deus!
Não importa qual seja sua história, pessoal ou familiar. Deus está se movendo para restaurar em cada um, o propósito pelo qual ele nos chamou em cristo.
Quando a Bíblia mostra os defeitos dos homens, até mesmo daqueles que possuíam algum destaque entre o povo de Deus, o faz, dentro da total transparência dos seus relatos e com o propósito de mostrar para as gerações futuras que:

1º "TUDO O QUE O HOMEM SEMEIA, COLHE" - Gálatas 6:7 Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá.
Adão e Eva constituíram a primeira família da face da terra. Lembremo-nos que o casamento de Adão e Eva teve a aprovação divina. Na verdade, fora realizado pelo próprio Deus. O fato é que os problemas enfrentados por Adão e Eva não se situavam exatamente na vida conjugal, mas sim na espiritual.
Obviamente, quando o espiritual não está bem, provoca transtornos nas demais áreas da vida. Isto mostra que até casamentos aprovados por Deus podem ter problemas.
Quais os sinais de afastamento de Deus:
• Adão se escondeu quando era para se apresentar. Gn.3:10
• Adão acusou sua mulher e até o próprio Deus, quando era para assumir a culpa da ausência. Gn.3:12
• Eva Culpa a Serpente ao invés de assumir seu desejo de pecar por ter dado ouvido a serpente. Gn.3:13
• A inimizade foi estabelecida na criação. Gn.3:15 O que Deus fez diante desses fatos?
• Buscou o homem pecador – Adão onde estais? Gn.3:9
• Fez vestimentas para a nudez do homem – um inocente morreu. Gn.3:21
• Promoveu um ambiente de livramento e oportunidade – Gn.22:24
Declaração: Existem momentos em que você pode pensar que Deus está lhe pesando a mão. Mas na verdade ele está te dando livramento.

2ª A FÉ E A OBEDIÊNCIA SÃO VIRTUDES QUE CONDUZEM FAMÍLIAS À VITÓRIA ESPIRITUAL.
As famílias de Noé, Abraão, Isaque, Jacó e muitas outras são exemplos de famílias que tiveram seus dias maus. Mas souberam se manter fiéis e obedientes a Deus.
• Noé achou graça diante de Deus.
• Abraão foi chamado amigo de Deus. Por causa da sua Fé
• Isaque era o filho da promessa. E viveu sob a promessa.
• Jacó viu Deus face a face. E teve sua vida e nome mudado.
Todos esses homens tiveram seus momentos de temor e até falhas. Mas todos buscavam uma vida de obediência a Deus.
Jesus disse que o resultado de sua presença em nossas vidas deve manifestar a presença Dele. João 10:10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Declaração: Deus tem um chamado para sua família também! Ele quer tornar você e a sua casa, em referencias de restauração, perdão e cura.

CONCLUSÃO: Deuteronômio 11:26-28 — Eis que hoje eu ponho diante de vocês a bênção e a maldição: a bênção, se cumprirem os mandamentos do Senhor , seu Deus, que hoje eu lhes ordeno; a maldição, se não cumprirem os mandamentos do Senhor , seu Deus, mas se desviarem do caminho que hoje eu lhes ordeno, para seguirem outros deuses que vocês não conheciam.
A relação entre benção e maldição está fundamentada em uma única atitude. Obediencia!

Baixar carta